‘Reflexos do Inimaginável’ propõe diálogo sobre sustentabilidade a partir de instalações com vidro reutilizado

(divulgação)

O Centro Cultural do Sesi Campinas recebe, a partir deste sábado,  7 de junho, a exposição itinerante “Reflexos do Inimaginável: Através do Vidro Tudo Acontece”, da artista plástica e arte-educadora Debora Muszkat. A mostra apresenta instalações lúdicas e poéticas criadas a partir de vidro reutilizado, propondo diálogos sobre preservação ambiental, reciclagem, economia circular e cultura popular, e pode ser vista até 31 de agosto com entrada gratuita. A produção e coordenação são assinadas pela Doppio Cultural.

A paulistana Debora Muszkat, que vive entre o Brasil e a Dinamarca, desenvolve há mais de 32 anos um trabalho autoral com vidro reaproveitado, utilizando a matéria-prima como meio de expressão artística e ativismo ambiental. Além de artista, Debora é referência em arte-educação e idealizadora do Instituto Debora Muszkat, espaço dedicado a projetos que unem arte, educação e sustentabilidade.

A exposição reúne obras que transformam resíduos vítreos, dentro do conceito de upcycling, onde materiais descartados se tornam peças únicas, preservando suas memórias e histórias. “Reflexos do Inimaginável” é, segundo o curador Diego Mauro, uma oportunidade de refletir sobre os contrastes de um país que valoriza seus recursos naturais, mas convive com desafios ambientais urgentes.

“Debora cria uma segunda natureza vítrea, com plantas, sementes, peixes e pássaros feitos de vidro, ao mesmo tempo frágeis e resistentes, que nos fazem pensar sobre os limites entre meio ambiente e ação humana”, diz o curador.

A mostra é composta por três instalações. Floresta de Vidro apresenta painéis de vidro, espelhos e pigmentos que recriam uma mata refletida, ameaçada pela falta de consciência ambiental. Em Lago de Vidro com Pássaros, cacos de vidro simulam reflexos d’água enquanto aves de vidro pousam sobre a superfície, num delicado equilíbrio. Boitatá é inspirada no mito da serpente de fogo que protege as florestas, a instalação traz uma serpente composta por garrafas de vidro moldadas sob altas temperaturas.

Para Diego Mauro, o projeto também provoca uma releitura crítica das trocas coloniais e das relações ambientais, econômicas e sociais da atualidade: “É um convite para que o público reflita sobre seus próprios hábitos e imagine novos caminhos possíveis”. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7/7 a 31/8
Horário: de quarta-feira a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h
Local: Centro Cultural Sesi Campinas
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
Agendamentos de grupos: bianca.barros@sesisp.org.br

Cultura Carta

Recent Posts

Aumento de contratações de docentes temporários é tendência na Educação Básica do Brasil

(imagem ilustrativa - arquivo ag brasil) Aumento gradativo de docentes temporários confirma tendência política nas…

6 hours ago

Suicídio do operador do braço mafioso do Banco Master foi gravado por câmeras de segurança da PF

(imagem reprodução) A tentativa de suicídio do operador do braço miliciano e mafioso do Banco…

12 hours ago

Orquestra Filarmônica de Violas apresenta clássicos da música caipira e da MPB

(foto isabela borghese - divulgação) A Orquestra Filarmônica de Violas sobe ao palco do Sesc…

13 hours ago

Festival celebra heranças e vivências indígenas de hoje com documentário, oficinas, arte e culinária

(foto berilio- divulgação) Campinas recebe neste sábado, 7 de março, o Festival Vivência Indígena, realizado…

14 hours ago

Dia de luta: mulheres ocupam o Centro de Campinas contra a violência e por direitos no 8 de março

(foto Adriana Villar) Neste domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres de…

14 hours ago

Financiadores de Tarcísio e Bolsonaro estão presos no centro de detenção de Guarulhos

(imagens reprodução) A Justiça Federal em São Paulo manteve nesta quarta-feira (4) a prisão do…

17 hours ago