Ministério Público pede cassação do prefeito Dário Saadi e seu vice por abuso de poder durante campanha

(reprodução instagram)

O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do mandato do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e sua inelegibilidade por oito anos. Segundo a Promotoria, Dário cometeu abuso de poder político e econômico durante sua campanha para a reeleição nas eleições municipais de 2024.

Segundo parecer emitido pelo promotor da 33ª Zona Eleitora de Campinas, Guilherme Franco, o prefeito teria usado a máquina pública para promover sua candidatura, o que fere a legislação eleitoral e configura propaganda irregular, colocando o então candidato em vantagem em relação aos demais.

A acusação tem como base um vídeo gravado no Centro Dia de Atenção ao Idoso, no Jd. do Lago Continuação, divulgado em redes sociais. Nele, Dário aparece com servidores e idosos, e pede o apoio para que seja reeleito. “O nosso Centro Dia do Idoso, lá no Jd. do Lago Continuação, é um sucesso. E a gente vai levar essa mesma estrutura pra outras regiões de Campinas. Pra isso eu preciso do seu apoio. Vem de 10”, diz a legenda do post. A Promotoria pede também que o vídeo seja retirado do ar.

De acordo com o parecer, o prefeito se valeu “das facilidades decorrentes do cargo, no interior da repartição pública” e a divulgação da gravação causou “desequilíbrio na disputa”.

O pedido de cassação do mandato e perda dos direitos políticos também inclui o vice-prefeito, Wanderley Almeida (PSB), e é resposta a uma ação movida por Rafael Zimbaldi (Cidadania), deputado estadual e que ficou em terceiro lugar na disputa.

No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) aplicou uma multa de R$ 21.282 por irregularidades na campanha de Dário e seu vice, derrubando decisão de primeira instância de cassação de sua candidatura por ter feito gravações de campanha em órgãos públicos, entre eles uma creche municipal e equipamentos de saúde.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress