Espetáculo da Cia Fios de Sombra, de Campinas, vence prêmio estadual na categoria Teatro

(fotos divulgação)

A companhia campineira de teatro de animação Fios de Sombra conquistou, nesta quarta-feira, 25 de junho, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, a mais alta honraria do setor cultural paulista, na categoria Teatro. O grupo foi reconhecido pela obra “Maria dos Céus”, espetáculo que alia inovação tecnológica e criação artesanal.

Fundada por Lucas Rodrigues e Paloma Barreto, a Cia Fios de Sombra é referência em teatro de animação e se destaca por produzir integralmente todos os elementos de cena (cenários, bonecos e mecanismos) em seu próprio ateliê.

O espetáculo premiado levou oito anos para ser desenvolvido e surpreende pela combinação de recursos cênicos inovadores. Entre os destaques, está uma chuva em cena, que faz florescer galhos secos ao vivo, simbolizando o renascimento. A obra une tecnologia de luzes automatizadas com detalhes feitos à mão, criando uma estética marcante.

Com 15 anos de atividade, a Fios de Sombra já foi contemplada por dezenas de editais de cultura, percorrendo várias capitais do País. O Prêmio Governador do Estado de São Paulo reconhece a jornada de um grupo independente que se dedica em grande parte ao estudo e experimento de novas possibilidades, transformando a milenar arte do teatro de bonecos em algo impactante inclusive para o público adulto. Os espetáculos retratam de forma poética a natureza, as relações humanas e estimulam no público a participação ativa na construção da narrativa a partir da sua imaginação.

Cerimônia de premiação

A premiação aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com vencedores em 13 categorias. Sob direção artística de José Possi Neto, a cerimônia celebrou também os 60 anos da Jovem Guarda, marco essencial da cultura popular brasileira. Dividido em quatro blocos, o evento intercalou premiações, performances cênicas e musicais.

Ao final do terceiro bloco, a cantora Wanderléa recebeu a Medalha Tarsila do Amaral, homenagem máxima da Secretaria da Cultura, e encerrou a noite com uma apresentação ao vivo, cantando seus maiores sucessos. 

Os vencedores receberam um troféu criado pelo arquiteto Ricardo Ohtake, além de uma premiação em dinheiro de R$ 35,5 mil, exceto na categoria Instituição Cultural. (Com informações de divulgação)

Confira todos os vencedores

Teatro – “Maria dos Céus”, de Lucas Rodrigues e Paloma Barreto, de Campinas.

Dança“Crôa”, criação coreográfica da Cisne Negro Cia de Dança, de Daniela Turis Bittencourt e Simone Ferro, da capital paulista.

Iniciativas Culturais do Terceiro Setor – Projeto Conexões Querô, de Tammy Weiss, em Santos.

Circo – “Entre risos”, de Nico Serrano, de Bragança Paulista.

Audiovisual – “Conexão com o mal”, de Daniel Maciel, de São Bernardo do Campo.

Instituição Cultural – Salão Internacional de Humor de Piracicaba, representado por José de Arimateia Silva.

Arte para Crianças – projeto Narradores Mirins de Histórias (a oralidade na cultura da infância), de Lucilene Silva, em Carapicuíba

Artes Visuais – “Ecos da criação”, de Alfredo Maffei, de São Carlos.

Museus e Centros Culturais – Projeto Vozes femininas, de Ciro Monteiro, de Ribeirão Preto.

Música – Caminhada musical para a 3ª idade, de Giane Martins, de Guarulhos.

Iniciativas Culturais do Setor Público – Semana da Cultura Caiçara, de Antonio Marcos Silva, de Ilhabela.

Valorização do Patrimônio Cultural – Projeto Desvelando a Obra de Francisco Paulovic, de Maria Angela Teoro, de Cafelândia.

Incentivo à Leitura – Educa Favela: formando pequenos leitores no território, de Veronica Ester Tapia, da capital.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress