Ranking de patentes expõe mais uma vez a importância da universidade pública para o Brasil

(imagem reprodução)

O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) divulgou no último dia 21 de maio, os rankings de depositantes de ativos de propriedade intelectual em 2024. Os rankings são divididos em patentes de invenção, marcas, desenhos industriais e programas de computador.

O principal ranking é o ranking de invenção, quando é criado algo realmente novo. Nesse ranking, as universidades públicas continuam carregando a responsabilidade do desenvolvimento tecnológico do Brasil. Atacada e caluniada por políticos da extrema direita nos últimos, as universidades públicas são as grandes responsáveis por tirar o atraso tecnológico do Brasil. (veja imagem)

Dos 50 maiores depositantes de patentes em 2024, 30 são de instituições públicas de pesquisa (sejam universidades ou institutos federais e estaduais). A Universidade Federal de Campina Grande continua liderando o ranking entre as instituições públicas brasileiras com 86 patentes, seguido por Universidade Federal da Paraíba com 76 e Universidade Federal de Minas Gerais com 71.

A Unicamp aparece em quarto lugar entre as universidades públicas com 68 patentes, bem a frente da USP que depositou 54 patentes em 2024. No estado de São Paulo, a Unicamp lidera o ranking.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente