
O projeto “Sinestesia: Dança e Poesia Além dos Sentidos” está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para pessoas com deficiência visual e múltipla (surdocegueira) da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com 18 anos ou mais. As oficinas, gratuitas, oferecem atividades de dança adaptada e poesia em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Com direção artística da bailarina pedagoga e arte-educadora Keyla Ferrari Lopes, as atividades acontecem no Centro Cultural Louis Braille, às quintas-feiras, e no Espaço CIS Guanabara – Centro Cultural da Unicamp, aos sábados, ambos em Campinas.
Embora inicialmente pensado para mulheres, o projeto atraiu também homens com cegueira total ou parcial, que foram acolhidos nas turmas. Atualmente, participam das aulas 17 mulheres e oito homens. “Essa ampliação do público aconteceu de forma muito natural. Alguns homens usuários do Centro Louis Braille, que estavam aguardando atendimento, se interessaram e começaram a participar das aulas. E, quando falamos de inclusão, não podemos fazer seleções”, destaca Keyla, que também é intérprete de Libras.
A chegada dos homens, segundo ela, não apenas contribuiu para ampliar o alcance do projeto, como também possibilitou trabalhar outros ritmos, como o forró, por exemplo, além de reforçar a importância do toque e da percepção corporal para o aprendizado dos movimentos.
Expressão e autonomia
As oficinas promovem não só o desenvolvimento motor e orientação espacial, mas também o fortalecimento da afetividade, da autonomia dos participantes e novas habilidades. Um exemplo é do aluno Luiz Pantullo, que tem deficiência visual e auditiva. Ele se comunica por Libras Tátil e o desejo da turma de interagir com ele estimulou os colegas a aprenderem essa linguagem, ampliando ainda mais o conceito de inclusão.
Além das práticas de danças criativa, contemporânea e sapateado adaptadas, o projeto inclui sessões de estudo e de escrita de poesia em Libras e em Libras Tátil, além de integrar a arte plástica na cenografia. Ao final, os participantes farão uma apresentação gratuita e aberta ao público.
Serviço
Data: inscrições até 30/6
Horário das oficinas: das 9h às 11h
Local: quintas-feiras no Centro Cultural Louis Braille (Av. Dr. Antônio Carlos Sales Júnior, 600, Jardim Proença) e aos sábados no CIS Guanabara (R. Mário Siqueira, 829, Botafogo), em Campinas-SP
Inscrições: pelo WhatsApp (19) 99852-2829 ou pelo e-mail [email protected], com Keyla Lopes
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



