(imagem reprodução cartaz- a onda)
No próximo dia 28 de maio, às 19h, estreia o projeto “Eu, o Isso e o Cinema”, uma série de encontros mensais que propõe uma potente intersecção entre cinema e psicanálise, com entrada gratuita e diálogo garantido.
Idealizado e coordenado pelos psicanalistas e docentes Sarah Arana (IB/Unicamp) e Alexandro Henrique Paixão (FE/Unicamp), o projeto convida a comunidade universitária e o público de Campinas e região a pensar os atravessamentos entre inconsciente, política e cultura, a partir da experiência cinematográfica. A proposta é oferecer um espaço de diálogo entre o cinema e a psicanálise, uma vez que a sétima arte, com sua linguagem sensível e simbólica, é capaz de tocar as camadas mais profundas da subjetividade.
O primeiro filme a ser exibido será o impactante “A Onda” (A Onda – Die Welle, 2008, Alemanha, Drama, 107min, 16 anos), dirigido por Dennis Gansel. Inspirado no experimento real “A Terceira Onda”, realizado nos EUA em 1967, o longa acompanha um professor do ensino médio que decide ilustrar, de forma prática, como o fascismo pode emergir em qualquer sociedade. Em poucos dias, a dinâmica escapa ao controle e revela a rapidez com que discursos autoritários podem se enraizar, mesmo entre jovens num país com histórico marcado pelo nazismo.
O evento, que terá agenda mensal, foi pensado para profissionais, estudantes e toda a comunidade de Campinas e região interessada em uma boa programação de filmes. Os temas escolhidos focam o diálogo psicanalítico, que terá como alvo aspectos sociais e comportamentais da sociedade contemporânea e sua relação com a subjetividade e construções psíquicas.
Após a projeção, o público será convidado a um diálogo aberto com psicanalistas, promovendo uma escuta coletiva das emoções, perplexidades e reflexões evocadas pela obra.
Mais do que um cineclube, “Eu, o Isso e o Cinema” é uma proposta que aposta no poder do encontro entre arte, saberes e experiências para enfrentar tempos sombrios. (Da ADunicamp)
ORGANIZADORES
Alexandro Henrique Paixão é professor Livre Docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), Bolsista Produtividade do CNPq (PQ 2), Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas.
Sarah Arana tem formação em psicanálise pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde, é pesquisadora científica na área de Patologia Experimental e Comparada e docente aposentada do Instituto de Biologia (IB/Unicamp). Atualmente dedica-se à clínica psicanalítica e a projetos culturais que dialoguem com a psicanálise.
SERVIÇO | Série de Cinema Especial “Eu, o Isso e o Cinema”
Filme: A Onda (Die Welle, 2008, Alemanha, Drama, 107 min, 16 anos)
Sinopse: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. O filme foi inspirado no livro homônimo (1981) do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda, realizado pelo professor de história norte-americano Ron Jones, na Califórnia em 1967.
Data: 28 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP)
Entrada gratuita
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…