
Campinas recebe, entre os dias 29 de maio e 1º de junho (quinta a domingo), a 8ª Semana Amilar Alves. Com o tema “Preservar um Futuro”, a edição deste ano destaca a importância da preservação de acervos audiovisuais e propõe reflexões sobre memória, história e identidade local. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público, com exibições de filmes e debates no Museu da Imagem e do Som (MIS). O evento é promovido pela sociedade civil, por meio da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas (CTAv).
A exibição do documentário “Caipiras nas Telas”, dirigido por Gustavo Padovani e Augusto Spoto, abre a programação, na próxima quinta-feira (29) às 19h, e será seguida do debate “O papel do MIS na produção de memórias”. A discussão abordará os desafios enfrentados por museus regionais na conservação de acervos e contará com nomes como Rebeca Ribeiro, especialista em preservação audiovisual; Ricardo Pereira, jornalista e professor, e Danilo Ciacco, técnico responsável pelo acervo fotográfico do MIS.
No sábado (31), a partir das 15h, será realizada a mesa “Acervo para que e para quem?”, que discute o papel dos acervos privados, arquivos familiares e pequenos fundos na construção de narrativas históricas. A mediação será de Rodrigo Díaz Díaz, e a mesa contará com a participação de Nayara Lopes, curadora do Cineclube Mulheres na Direção.
Maratona de filmes campineiros
O encerramento será no domingo, 1º de junho, com uma Maratona Histórica de Filmes de Campinas, das 13h30 às 18h30, na Sala Glauber Rocha do MIS. Serão exibidas 25 produções de diversas décadas, desde os anos 1950 até 2023. O público poderá circular durante a sessão e acessar um trailer de comidas e bebidas,.
A Semana Amilar Alves terá ainda uma atividade extra no dia 21 de junho, com a oficina “Memória audiovisual: a preservação através do documentário multiplataforma”, das 8h às 16h, ministrada por Gustavo Padovani. A proposta é ensinar como transformar arquivos e pesquisas em narrativas documentais acessíveis. As inscrições abrem no dia 29 de maio.
Durante o evento, o público também poderá visitar a exposição permanente “Campinas: 100 Anos de Cinema”, recém-inaugurada na Sala Imagens de um Sonho do MIS. A mostra reúne 13 painéis informativos, instalações interativas e a charmosa Cine Fênix, considerada a menor sala de cinema da cidade.
Homenagem
O tema desta edição, “Preservar um Futuro”, está alinhado com as celebrações dos 50 anos do MIS Campinas e, durante a Semana, os servidores que atuaram no museu ao longo dessas cinco décadas serão homenageados com a Medalha Carlos Gomes. A cerimônia será na sexta-feira, 30 de maio, às 20h30, na Câmara Municipal de Campinas. A medalha será entregue simbolicamente ao servidor Orestes Toledo, em nome de todos os homenageados, e depois será confiada ao MIS. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 29/5 a 1º/6
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/ctavcampinas/
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.