
Casa de Vidro (foto firmino piton – divulgação)
Visitas guiadas a espaços históricos, palestras, passeios culturais e atividades de formação para os profissionais da área museológica estão na programação de Campinas na 23ª edição da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. A programação na cidade acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio e é toda gratuita.
A proposta do evento, realizado anualmente, é mobilizar instituições culturais de todo o país com ações que incentivem a aproximação do público com a arte, a história e o patrimônio. Em Campinas, a organização está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Coordenadoria de Extensão Cultural.
Segundo a gestora de Museus, Adriana Barão, a edição deste ano terá dois eixos principais. Um deles será voltado à formação de trabalhadores dos museus municipais, com atividades que abordam temas como acessibilidade, educação antirracista e planejamento institucional alinhado ao Plano Municipal de Cultura. O outro eixo é para o público em geral. “Esse evento anual é uma oportunidade para potencializar o trabalho dos museus e fortalecer sua conexão com a comunidade”, diz.
Programação
Entre os destaques das atividades abertas ao público está a visita noturna à Catedral Metropolitana de Campinas, marcada para a sexta-feira (16), das 19h às 21h. Com mediação de Thiago de Souza, do projeto “O que te assombra?”, o passeio revelará curiosidades sobre a história, a arquitetura e os mistérios do templo, considerado a maior construção em taipa de pilão do mundo.
No sábado (17), a programação inclui uma palestra sobre patrimônio cultural funerário, às 10h, na Casa de Vidro, ministrada pela professora Viviane Comunale. No mesmo dia, às 14h, será realizada uma visita guiada ao Cemitério da Saudade, também com mediação de Thiago de Souza.
No domingo (18), ocorre o “Tour Campinas – Museus”, das 9h às 12h, com circuito por três instituições culturais da cidade: Museu da Cidade, Museu de História Natural e Museu da Imagem e do Som (MIS). Os participantes terão a oportunidade de visitar as exposições em cartaz e conhecer a historia de cada espaço.
A programação segue até a segunda-feira (19) com o evento “Museus e Conexões: Programa CultSP PRO e Sisem”, que acontecerá no auditório da Casa de Vidro. Pela manhã, haverá a palestra “Escolas do Patrimônio”, com Robson Ferraz. À tarde, a diretora do Sistema Estadual de Museus (Sisem), Sofia Gonzalez, apresenta as diretrizes da Política Estadual de Museus, lançada em fevereiro deste ano.
As inscrições para todas as atividades devem ser feitas entre os dias 10 e 15 de maio, pelo site da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. O tour dos museus pode ser reservado no site do Departamento de Turismo pelo link. (Com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.