Anelo comemora 25 anos de transformação pela música com shows na periferia de Campinas

Banda Pretas&Pretos (isabelle andrade -divulgação)

As apresentações das bandas Pretas&Pretos, Combo Anelo, Orquestra Anelo, corais infantil, juvenil e adulto, e uma jam session encerram a programação especial em comemoração aos 25 anos do Instituto Anelo em maio, mês de sua fundação. Os shows começam às 9h na sede do projeto, no Jardim Florence, em Campinas.

Ao mesmo tempo em que celebra sua trajetória, o projeto social que oferece aulas de música gratuitamente na periferia da cidade, olha para o futuro Do início em uma simples salinha, hoje o Anelo planeja nova ampliação e já ultrapassa as fronteiras do País, com parcerias no Exterior.

O Anelo nasceu do sonho de Luccas Soares, que aos 17 anos, junto com amigos, montou uma banda e buscou apoio de comerciantes para alugar um antigo bar e oferecer aulas de música. De origem modesta e marcado por desafios, o projeto se consolidou como uma referência sociocultural que, hoje, atende cerca de 1,2 mil alunos por ano, entre crianças, jovens e adultos.

Durante sua trajetória, o Anelo contou com apoio da comunidade, da imprensa e empresários que viabilizaram sua continuidade, especialmente em momentos de crise. A organização passou a acessar recursos via Leis de Incentivo (Rouanet, ProAC) e firmou parcerias com festivais e instituições internacionais, como o Arcevia Jazz Feast (Itália), o Standard Bank Jazz Festival (África do Sul) e a unidade chinesa da Juilliard School.

Entre os marcos históricos está a formação da Orquestra Anelo, liderada pelo músico Guilherme Ribeiro, um dos primeiros voluntários do projeto. Outros colaboradores importantes, como a engenheira Gabriela Ibiapina, o arquiteto Johnson Kahung Sieh (Dr. John) e a assistente social Maria Madalena Meloni, contribuíram com a estruturação administrativa e captação de recursos da instituição.

A visibilidade nacional veio em 2018, após o instituto ser destaque no programa “Caldeirão do Huck”, a partir de uma carta enviada pelo pai de uma aluna. A exposição impulsionou apoios de grandes empresas e ampliou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Anelo. Como resultado desta visita, o Anelo fez uma apresentação no programa com o DJ Alok e a banda Titãs, que seguiu apoiando o Anelo e realizando diversas parcerias com a instituição. 

Entre os prêmios recebidos estão a Medalha Carlos Gomes, o Prêmio IBEF de Responsabilidade Social, o Grande Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região e o Prêmio Tulipani di Seta Nera, em Roma, pelo clipe da música Nosso Lugar, que se tornou um hino do projeto.

Desde 2020, o Anelo funciona em sede própria — um prédio adaptado que antes abrigava a base da Guarda Municipal. Agora, a organização busca apoio para ampliar a estrutura e continuar oferecendo formação musical de qualidade e inspirando seus alunos. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 31/5
Horário: a partir das 9h
Local: sede do Anelo
Endereço: Rua Vicente de Marchi, 718, Jardim Florence, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress