(foto divulgação)
O Culinafro – Festival de Culinária Afro-Brasileira e Africana chega à sua 6ª edição no próximo dia 3 (sábado), das 12h às 22h, na Estação Cultura, em Campinas. Com entrada gratuita, o evento celebra a diversidade da gastronomia afro-brasileira e africana.
Organizado pelo Projeto Saberes e Sabores, liderado pelo afrochef Marcelo Reis, o festival tem como missão valorizar e transmitir conhecimentos sobre a história e cultura afro-brasileira por meio da gastronomia. Mais do que um evento gastronômico, o Culinafro é uma celebração da resistência, da criatividade e da força ancestral dos povos africanos e seus descendentes no Brasil e no mundo.
O festival contará com dez expositores gastronômicos, oferecendo pratos típicos de países africanos como Angola, Camarões, África do Sul, Tunísia e também de territórios diaspóricos, entre eles Brasil, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos.
O público poderá saborear pratos como DG (Camarões) e chandula (Angola), do Projeto Saberes e Sabores; xinxin de galinha e brick tunisiano, do Espaço Rainha Nzinga; bobotie (África do Sul) e bolinho de carne seca com mandioca, de Rita Penedo; pastel de vatapá e chakalaka, da cozinha afrovegana Kvegue; mufete e cachupa, do muzongue (Angola). O cardápio inclui ainda acarajé, do tradicional Tabuleiro da Baiana – Flor de Dendê; arepa e hallaca, do Orinoko (culinária afro-caribenha); pulled porks e bunny chow, das Delícias Gourmet da Tia Jô, e feijoada baiana, do Suramaya. Para a sobremesa, uma seleção especial de doces com Priscila Geladão, Jorge da Pipoca e Orinoko Doces.
Feira criativa
O festival também será um espaço para a economia criativa e o empreendedorismo negro, com mais de 15 expositores oferecendo moda afro, acessórios, bordados, livros, crochê, costura criativa e tecidos africanos. Entre as marcas presentes, destacam-se Abalô, Criolê, Djumbo, Val Gama, Ateliê da Tia Dê, Carol Caetano Ateliê e Círculo Contínuo, com produtos autorais que valorizam a estética afro-brasileira e a produção negra. (Com informações de divulgação)
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…