O livro “Cinema em Palavras – 20 anos: o político e o social na memória da audiodescrição”, organizado pela gestora cultural Paula Monterrey, será lançado na próxima quinta-feira (13), às 19h30, na Fêmea Fábrica, em Campinas.
Em 104 páginas, a obra celebra as duas décadas do ponto de cultura campineiro homônimo, um dos primeiros a desenvolver a audiodescrição no território brasileiro. Além dos conteúdos textuais, o livro reúne imagens históricas e registros das formações, palestras, exibições de filmes e oficinas que foram ministradas em 2024 durante a realização do projeto Cinema em Palavras, organizado por Produções Tortas, Contorno Filmes e Centro Cultural Louis Braille.
Assinam os textos Bell Machado, pioneira da audiodescrição e coordenadora do ponto de cultura no início dos anos 2000; Maria Eduarda Leme, coordenadora do Centro Cultural Louis Braille na época e idealizadora do nome do projeto; Jean Braz e Daniela Bastos, frequentadores envolvidos no ponto de cultura; Luana Pimentel, consultora do filme “Limiar”; Célio Turino, historiador e gestor cultural; Rafael Braz, audidescritor; Sara Mabel Ancelmo Benvenuto e Vera Lúcia Santiago Araújo, pesquisadoras em audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará, e Daniel Gonçalves, diretor de cinema.
Com tiragem de 250 exemplares, o livro será distribuído gratuitamente no dia do lançamento e também encaminhado aos parceiros do projeto e a bibliotecas de acesso público. O trabalho terá ainda uma versão virtual, disponível no site cinemaempalavras.org para download gratuito, e tradução dos textos em Libras.
“Procuramos fomentar a reflexão a respeito da importância das políticas públicas dos pontos de cultura e do protagonismo das pessoas com deficiência na cultura, especificamente no trabalho da audiodescrição e no desenvolvimento de filmes no audiovisual”, destaca a gestora cultural Paula Monterrey, organizadora do livro. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 13/2 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Fêmea Fábrica
Endereço: Rua Luzitana, 1.769-A, Campinas-SP
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…