‘Indomináveis Presenças’ chega ao CCBB São Paulo com 114 obras de artistas negros, indígenas e LGBT+

Obra da artista indígena e travesti Uyra Sodoma (foto: divulgação)

Em São Paulo – Depois de uma temporada em Brasília, a exposição “Indomináveis Presenças” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) nesta quarta-feira (5) com 114 trabalhos de 16 artistas de diversas regiões do país. A proposta da mostra, em cartaz até 7 de abril com entrada gratuita, é valorizar as perspectivas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ nas artes brasileiras.

Os trabalhos abrangem linguagens artísticas diversas, como gravuras, fotografias, pinturas, esculturas, performances e obras criadas com recursos de inteligência artificial. Idealizada pela AfrontArt – Quilombo Digital de Artes, a exposição tem curadoria de Luana Kayodê, e Cíntia Guedes, como curadora convidada.

Com uma abordagem singular sobre história, identidade e percepção, os processos artísticos se entrelaçam para questionar a forma como vemos e representamos o Brasil. As obras tratam desde as ausências e presenças no discurso museológico, descolonização, ancestralidade indígena e afro, a diversidade humana, estereótipos, racismo, rituais, conexões entre corpo e identidade, espiritualidade e memórias.

“É uma exposição que busca visibilizar o trabalho realizado por artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+. Este projeto surge do interesse em criar um novo espaço de valorização das artes contemporâneas brasileiras, com foco nessas comunidades que enfrentam resistência no meio”, destaca a curadora Luana Kayodê, CEO Fundadora e diretora criativa da AfrontArt.

“O processo curatorial demandou muita pesquisa para definirmos os artistas participantes, pessoas que conviveram com o apagamento, mas que ainda assim fazem emergir imagens de afirmação e de emancipação da vida negra, indígena e LGBTQIAPN+. Ao todo, são 16 artistas de sete estados brasileiros, com centenas de obras expostas, uma oportunidade única para conhecer mais este universo”, afirma Cíntia Guedes, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e curadora convidada. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 5/2 a 7/4
Horário: das 9h às 20h, exceto às terças-feiras  
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress