Categories: CulturaVisuais

Exposição: fotos, bordados e áudios resgatam memórias e transportam visitantes ao ‘Quintal de Vó’

(fotos: fabiana ribeiro/divulgação)

A Estação Cultura recebe a exposição “Quintal da Vó” a partir desta sexta-feira (7), às 19h . A mostra propõe reflexões sobre memória e identidade por meio de elementos sensoriais, como fotografias bordadas, áudios e objetos visuais. A visitação ficará aberta ao público até 9 de março, com entrada gratuita.

Idealizada pela fotodocumentarista Fabiana Ribeiro, a exposição reúne uma equipe composta exclusivamente por mulheres, metade delas negras e periféricas. O projeto também inclui a curadoria de Andrea Mendes, textos de Fernanda de Freitas, vídeos e edição de Débora Castro, além de produção artística de Ori Okan e executiva de Wannyze Zivko.

Entre os destaques do trabalho, estão fotografias impressas em tecido com bordados feitos pela mãe da fotógrafa, peças de crochê herdadas de sua avó e áudios que narram histórias coletadas em quintais e comunidades.

A abertura contará com a intervenção cênica do espetáculo “Marias”, da arte-educadora Ori Okan. O conto aborda a relação entre uma criança e uma benzedeira, explorando a transmissão oral de saberes. O evento inicial também terá uma mini-feira de produtos naturais e artesanais.

Além da exposição, o projeto “Quintal da Vó” gerará desdobramentos, como um site, um minidocumentário e uma publicação digital que falará sobre plantas e ervas. Esses materiais buscam aumentar o alcance da proposta e registrar a experiência da mostra para um público mais amplo.

A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Estação Cultura. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo e-mail quintaldavomelia@gmail.com. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7/2 a 9/3
Horário: 8h às 18h
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

5 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

7 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

8 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

14 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago