
A deputada de extrema direita e conhecida por divulgar fake news e informações totalmente descoladas da realidade, foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que cassou o diploma e também a tornou inelegível por oito anos a partir do pleito de 2022. A decisão, tomada em sessão realizada nesta quinta-feira (30), ocorreu por maioria de votos (5×2) dos desembargadores.
Um dos principais pontos do processo e da acusação foi a divulgação de notícias falsas. A ação foi proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (Psol), alegando que Zambelli divulgou informações mentirosas sobre o processo eleitoral de 2022.
De acordo com o desembargador Encinas Manfré, relator do processo, a parlamentar fez publicações para provocar o descrédito do sistema eleitoral e a disseminação de fatos inverídicos. O magistrado destacou publicações da deputada com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema eleitoral brasileiro, a exemplo da divulgação, pela parlamentar, de uma falsa notícia de manipulação das urnas eletrônicas em Itapeva, no interior do estado. A deputada poderá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Com informações da Agência Brasil)