BNDES financia fábrica de alta tecnologia em Valinhos para produção de medicamentos contra doenças raras, autoimunes e câncer

(foto divulgação)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 650 milhões para a Bionovis instalar linha de produção industrial pioneira para o desenvolvimento e fabricação de insumos e medicamentos biotecnológicos de alta complexidade em Valinhos (SP).

A Bionovis nasceu em 2012, a partir da união entre os laboratórios brasileiros Aché, EMS, Hypera Pharma e União Química. Como uma joint venture (associação) farmacêutica de biotecnologia, a associação se tornou pioneira na produção nacional de medicamentos biológicos e biossimilares de alta complexidade.

Com recursos do Mais Inovação e do Finem (Linha Incentivada A e Linha Padrão B), a Bionovis vai desenvolver e produzir medicamentos biotecnológicos de classes terapêuticas de alto valor social e econômico indicados para o tratamento de diversos tipos de câncer, doenças raras e doenças autoimunes. A empresa investirá na instalação de linha de produção industrial com tecnologia pioneira para a produção de insumos e biofármacos cuja fabricação no país é realizada de forma incipiente.

“Com a aprovação do projeto, o BNDES contribui com a expansão da fronteira tecnológica brasileira e reduz a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da produção em território nacional de medicamentos de alto valor agregado, voltados para doenças graves, com pouco ou nenhum substituto”, ressalta o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Segundo ele, além de incorporar competências para o desenvolvimento de medicamentos de alta complexidade utilizando tecnologias incipientes no país, a produção nacional contribui para a redução do déficit comercial da saúde.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luís Gordon, a operação aprovada pelo Banco está alinhada à política industrial. “Contribui diretamente para o estabelecimento de um complexo econômico e industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde da população”, avalia. “Além disso, os medicamentos biológicos de alta complexidade e alto valor agregado também estão inseridos no âmbito do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) do Governo Federal”.

Odnir Finotti, presidente da Bionovis, destaca a atuação da empresa no âmbito do SUS: “A aprovação deste financiamento pelo BNDES é fundamental para consolidar o plano estratégico da empresa, ampliando sua capacidade produtiva, contribuindo para a sustentabilidade do SUS e fornecendo acesso aos brasileiros a esses medicamentos biotecnológicos de alta complexidade”.

“A Bionovis vem investindo de forma contínua na implementação do estado da arte da biotecnologia farmacêutica no Brasil e na contratação e formação de recursos humanos altamente qualificados. Este setor é estratégico para a soberania de qualquer nação e a política do CEIS (Complexo Econômico e Industrial da Saúde) estimula os empresários brasileiros a empenharem esforços inéditos para contribuir para a autossuficiência do país na produção de IFA (insumo farmacêutico ativo) e medicamentos biológicos de alta complexidade”, completa Finotti, que destaca a experiência da Bionovis na condução de PDPs de medicamentos biotecnológicos e o compromisso com CEIS. (com informações de divulgação)

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

22 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

23 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

23 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

24 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

1 day ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

1 day ago