Belchior em detalhe da capa do disco “Todos os Sentidos” (foto: reprodução)
O Parque das Águas será palco para a apresentação gratuita do concerto “Belchior Sinfônico” neste domingo (8), às 18h30. No espetáculo, a Orquestra Sinfônica de Campinas interpreta, em versões de música clássica, canções que marcaram a carreira do cantor e compositor cearense.
O concerto terá regência do maestro Carlos Prazeres, idealizador do projeto. “O contraste entre o que ele produziu em vida e a forma rude com a qual se despediu deste mundo sempre povoou meus pensamentos. O fim da vida de Belchior me faz lembrar a forma como Mozart nos deixou. Ambos tinham em comum a rebeldia e a dificuldade em aceitar padrões impostos pela sociedade”, afirma Prazeres sobre a ideia de prestar essa homenagem póstuma. “Não se trata simplesmente de um apanhado de músicas com arranjos sinfônicos. É um ritual introspectivo que busca traduzir musicalmente a essência da vida de Belchior”, diz.
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, no interior cearense, em 1946 e começou a se destacar na cena musical brasileira no início dos anos 1970, quando venceu o IV Festival Universitário da MPB, no Rio de Janeiro, e gravou seu primeiro disco, já em São Paulo.
Compositor de sucessos como “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Como Nossos Pais”, “Mucuripe” e “Divina Comédia Humana”, sua canção “Sujeito de Sorte” ganhou destaque e o refrão se tornou referência musical durante a pandemia da Covid-19. Em 2020, o cantor Emicida colocou esse trecho da música na faixa principal do álbum “Amarelo” e, no ano seguinte, Ana Cañas gravou um álbum apenas com suas composições.
Belchior morreu após o rompimento de um aneurisma em 2017, aos 70 anos, em Santa Cruz do Sul (RS), depois de um período de polêmicas sobre desparecimentos e dívidas. Deixou um legado de 18 discos lançados. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 8/12 (domingo)
Horário 18h30
Local: Parque das Águas
Endereço: Avenida Paulo Correa Viana, 438, Parque Jambeiro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita