Categories: Economia Política

Crise do Dólar faz Campos Neto deixar o Banco Central 10 dias antes do prazo

(foto: raphael ribeiro -bc – divulgação)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez uma espécie de renúncia do cargo dez dias antes em meio a crise da alta do Dólar. Sem conseguir controlar a alta da moeda norte-americana, ele afirmou nesta quinta-feira , 19, que amanhã, sexta-feira, será seu ultimo dia no BC.

Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula, vai comandar interinamente o Banco até o dia 1 de janeiro de 2025, quando assume definitivamente. “Na prática, eu entro de recesso. O Gabriel assume como interino até assumir oficialmente no dia 1º de janeiro”, disse Campos Neto em entrevista coletiva.

O Dólar teve forte alta na manhã desta quinta-feira,19, e alcançou o valor de R$ 6,30, mesmo após novo leilão do Banco Central (BC) para conter a alta da moeda. Nesse cenário, o BC realizou um segundo leilão de US$ 5 bilhões, o que fez cair a moeda.

Para Galípolo, não se pode afirmar que é um ataque especulativo contra o Brasil. “Não é correto tentar tratar o mercado como um bloco monolítico, uma coisa só, coordenada. Mercado funciona geralmente com posições contrárias, tem alguém comprando e alguém vendendo. Quando o preço de ativo [como o dólar] se mobiliza em uma direção, têm vencedores e perdedores. Ataque especulativo não representa bem como o movimento está acontecendo no mercado hoje”, declarou Galípolo.

Carta Campinas

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

7 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

8 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

9 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

15 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago