Categories: CinemaCultura

Mostras de animação negra e indígena são destaques na 6ª LESMA, com exibições gratuitas

A Arte de Ser Julgada, de Amanda Guilherme (foto: divulgação)

O Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp (LIS-Unicamp) recebe a 6ª edição da LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas a partir desta quarta-feira (6). Serão três dias de exibições gratuitas de filmes de animação, sempre às 19h no auditório do LIS.

A programação inclui também oficinas, mesas de conversa e masterclasses, com presença de diversos convidados, pesquisadores, artistas e profissionais da animação de Campinas, São Paulo e outros locais do Brasil. O evento é um projeto organizado por alunos e ex-alunos dos cursos de artes visuais e midialogia, e pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp.

A Mostra Nyama de Animação Negra, realizada na quarta-feira, dia 6, em colaboração com o grupo Nyama, contará com obras de seus integrantes, todos profissionais negros da animação. As produções apresentarão diferentes estilos e técnicas (3D, stop-motion, 2D) e trarão narrativas ligadas à cultura afro-brasileira e regional.

Com animações provenientes de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, a mostra contará com a presença de Adriano Cipriano, cofundador do Nyama, que é animador, curador, pesquisador, roteirista e sócio-fundador do Estúdio Roncó.

Na quinta-feira, dia 7, a Mostra de Animação Indígena exibirá animações realizadas por estudantes da Unicamp, além de produções feitas em oficinas promovidas pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com comunidades indígenas. Também serão apresentadas duas animações relacionadas à etnia Maxakali.

“Teremos nesse dia a participação de Charles Bicalho, professor da UEMG de Belo Horizonte e representante da Pajé Filmes, que desenvolve um trabalho com a comunidade Maxakali e está produzindo uma nova animação”, adianta João Pedro Felipe Silva, um dos organizadores desta sexta edição do evento, ao lado de Mairon Elme, bacharel em midialogia e estudante do curso de mestrado em Multimeios na Unicamp.

A Mostra de Animações do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas fecha a programação na sexta-feira, dia 8.

A última edição da LESMA na Unicamp foi em 2019 e, em junho de 2021, o festival aconteceu em itinerância, dentro da programação do Santos Film Fest. Um dos idealizadores das primeiras edições, Samu Mariani, volta agora como convidado da mesa sobre animação e tecnologia. Formado em midialogia pela Unicamp e mestrando na ECA-USP, ele atua como animador, editor e montador.

A programação completa dos três dias do evento pode ser consultada no Instagram @lesma.unicamp. Todas as atividades têm entrada gratuita. Somente a Lesmalab, que contará com a presença de Camila Kater, também uma das idealizadoras da LESMA e a Oficina de pós-produção com Eliana Ribeiro precisam de inscrição prévia.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 6 a 8/11
Horário: exibições às 19h e atividades em horários variados
Local: LIS-Unicamp
Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 500, Cidade Universitária, Caminas-SP, co acesso pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp
Mais informações: horários e programação completa em @lesma.unicamp

Cultura Carta

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

5 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

6 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

10 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

10 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

11 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago