A artista e curadora Isadora Ifanger (foto: nina pires/divulgação)

A mostra “Territórios Acessíveis – Cultura DEF Exposta” explora múltiplas linguagens artísticas com referências de artistas com deficiência de Campinas e outros locais do país. A abertura será neste sábado (30), a partir das 19h, na Sala dos Toninhos, na Vila Industrial.

Com curadoria da artista DEF Isadora Ifanger, a exposição reúne quadros, esculturas, murais e fotos, além de conceitos atuais sobre o movimento das pessoas com deficiência no Brasil, para que o espaço também seja informativo e educativo. A exposição terá acessibilidade total: todas as informações poderão ser acessadas em Libras e audiodescrição, disponíveis em QR code junto a cada material.

O evento de abertura também contará com os recursos de acessibilidade e terá início com a performance “Um altar para deuses esquecidos”, idealizada pela curadora. A performance será desenvolvida em meio à exposição, sem determinação de começo e fim, podendo ser vista a qualquer momento.

Às 20h, será realizada uma roda de conversa com a curadora sobre os materiais dispostos na sala e, a partir das 21h, os visitantes serão convidados a celebrar a abertura com a exibição de uma playlist de videoclipes de artistas DEFs.

“É uma ação importantíssima para o movimento cultural e social de pessoas com deficiência, tanto para referenciar artistas aqui de Campinas quanto artistas nacionais com deficiência. Vamos ter nesse espaço um local de referência que nunca existiu antes. Durante a minha trajetória como artista, não tive muitas referências que eu pudesse observar para construir também o meu próprio movimento cultural”, diz Isadora Ifanger. 

A exposição é uma iniciativa da Sala dos Toninhos, com produção da Rede Usina Geradora de Cultura e Ponto de Cultura NINA. Segundo o diretor da Sala, Everaldo Cândido, a exposição que será aberta no sábado inaugura uma nova fase do espaço cultural, em que o grande tema condutor será Territórios Acessíveis. “Uma reverência aos territórios simbólicos, os metafóricos e os físicos que levam à reflexão a acessibilidade cultural”, diz. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: abertura em 30/11 (sábado) 
Horário: 19h
Visitação: com agendamento pelo telefone/WhatsApp (19) 98422-3244
Local: Sala dos Toninhos 
Endereço: R. Francisco Teodoro, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita