Categories: CulturaVisuais

Exposição ‘Ecotoy ART GPT’ une arte, sustentabilidade e inteligência artificial

O Espaço Galeria do Centro Cultural Sesi Campinas recebe a “Ecotoy ART GPT: as embalagens têm muito a dizer”, exposição que une arte, reciclagem e inteligência artificial. A mostra será aberta nesta sexta-feira (29), às 19h, e poderá ser visitada até 9 de março de 2025. A entrada é gratuita.

O projeto Ecotoy ART GPT tem a proposta de criação de arte com embalagens reutilizadas que seriam destinadas ao lixo. A exposição, com curadoria de Ricardo Lima de Mello, reúne 12 artistas em uma jornada criativa e de conscientização ambiental. Usando embalagens descartadas e técnicas variadas, eles dão vida a 15 obras de toy art sustentável, usando ferramentas de inteligência artificial generativa pré-treinada (GPT).

O uso da tecnologia permite que os visitantes interajam com as obras – treinadas pelos próprios artistas – e conheçam mais sobre a história dos trabalhos expostos e sobre educação ambiental. Serão realizadas, ainda, visitas educativas guiadas para os alunos mediante inscrição.

A exposição contará também com recursos de acessibilidade como a audiodescrição, permitindo a compreensão dos bonecos pelos mais variados públicos. Pessoas com deficiência visual ou baixa visão também poderão tocar a obra “Pato Galático”, da artista Sara Mello, desenvolvido especialmente para essa edição, onde suas formas e texturas serão reveladas pelo tato. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: até 9/3/2025
Horários para visitação: quarta-feira a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h
Local: Foyer do Centro Cultural Sesi
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália, Campinas-SP
Agendamentos para Instituições e grupos pelo e-mail igor.oliveira@sesisp.org.br

Cultura Carta

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

11 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

13 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

14 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

20 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago