O Espaço Galeria do Centro Cultural Sesi Campinas recebe a “Ecotoy ART GPT: as embalagens têm muito a dizer”, exposição que une arte, reciclagem e inteligência artificial. A mostra será aberta nesta sexta-feira (29), às 19h, e poderá ser visitada até 9 de março de 2025. A entrada é gratuita.
O projeto Ecotoy ART GPT tem a proposta de criação de arte com embalagens reutilizadas que seriam destinadas ao lixo. A exposição, com curadoria de Ricardo Lima de Mello, reúne 12 artistas em uma jornada criativa e de conscientização ambiental. Usando embalagens descartadas e técnicas variadas, eles dão vida a 15 obras de toy art sustentável, usando ferramentas de inteligência artificial generativa pré-treinada (GPT).
O uso da tecnologia permite que os visitantes interajam com as obras – treinadas pelos próprios artistas – e conheçam mais sobre a história dos trabalhos expostos e sobre educação ambiental. Serão realizadas, ainda, visitas educativas guiadas para os alunos mediante inscrição.
A exposição contará também com recursos de acessibilidade como a audiodescrição, permitindo a compreensão dos bonecos pelos mais variados públicos. Pessoas com deficiência visual ou baixa visão também poderão tocar a obra “Pato Galático”, da artista Sara Mello, desenvolvido especialmente para essa edição, onde suas formas e texturas serão reveladas pelo tato. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: até 9/3/2025
Horários para visitação: quarta-feira a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h
Local: Foyer do Centro Cultural Sesi
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália, Campinas-SP
Agendamentos para Instituições e grupos pelo e-mail igor.oliveira@sesisp.org.br
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…