O STF suspendeu uma decisão estranha da juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível da Justiça de São Paulo que condenava a bióloga Ana Bonassa e da farmacêutica Laura Marise por desmentirem um nutricionista que afirmou de forma irresponsável nas redes sociais que a diabetes era causada por vermes.
O ministro Dias Toffoli suspendeu os efeitos da condenação por danos morais e eventuais multas. Na sentença, a juíza exigiu que a publicação que recoloca a verdade dos fatos das cientistas fosse apagada sob pena de multa de R$ 100 por dia de descumprimento, além do pagamento de R$ 1.000 por danos morais.
As cientistas foram processadas após “expor” o nutricionista que espalhou fake news. A juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, entendeu que elas submeteram o nutricionista que promovia informação falsa a uma situação de “vergonha e tristeza” por compartilharem o perfil público dele no Instagram.
O autor da desinformação vendia solução falsa contra diabetes. Ana e Laura, do canal NuncaVi1Cientista, revelaram que o perfil vendia “protocolos para desparasitação” como se fosse a cura da diabetes. As cientistas tentaram alertar a população de que o nutricionista divulgava desinformação e colocava as pessoas em risco. Mesmo assim elas foram condenadas pela juíza Larissa Boni Valieris.
“O direito de desmentir uma informação falsa e expor o autor da desinformação, deveria ser garantido pela lei. Mas, pelo contrário, enfrentamos um processo judicial que nos condenou. No entanto, apresentamos um pedido ao STF para anular a sentença, que foi suspensa”, anotaram as cientistas.
Veja vídeos do instagram:
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…