Categories: Geral

Não são os cliques, Marçal é o bufão dos ricos para distrair o pobre de direita

(imagem reprodução tv art e imagem ia)

As emissoras de TV não estão atrás de cliques com a inclusão do candidato Pablo Marçal (do partido político sem representatividade PRTB) nos debates para as eleições municipais de 2024 em São Paulo, na capital paulista.

Marçal é na realidade o bufão fundamental da extrema direita – permitido pelos super-ricos – para distrair os pobres e negar a política. Marçal é importante para dar continuidade ao legado de negação da política que começou com a Lava Jato e o bolsonarismo. Analisar a presença de Marçal apenas por cliques da bizarrice não o explica.

Ao colocar o candidato de um partido insignificante eleitoralmente em um debate para a maior cidade do Brasil, um dos mais importantes centros políticos do Brasil, sem qualquer necessidade legal, os super-ricos (donos de TV, bancos e agronegócio exportador) criam um circo para distrair o eleitor e manter os privilégios.

A legislação, artigo 46 da Lei nº 9.504/1997, permite que as emissoras de rádio e televisão não sejam obrigadas a convidar todos os candidatos registrados na Justiça Eleitoral. A prerrogativa para este convite deve ser fixada à representação mínima da sigla no Congresso Nacional de, pelo menos, 5 parlamentares na Casa. O partido do candidato não tem essa representação!!

Marçal é, na realidade, o bufão dos super-ricos que vislumbra ganhos (no caso ganhos financeiros individuais) esfregando as mãos diante da confusão. O parvo Marçal ou Boçal deturba o debate político intencionalmente e é isso que é o mais interessante para os ricos, desacreditar em qualquer seriedade do campo político. Somente o privado e seus lobbies podem definir os rumos da maior cidade do país.

Nos últimos anos, a ascensão de candidatos fascistas foi uma resposta aos avanços democráticos da sociedade por justiça e igualdade, mas principalmente pelo avanço da consciência social, da consciência consolidada por movimentos de gênero, sociais e também por conceitos cada vez mais populares como “pobre de direita”.

Esses avanços, que vamos chamar aqui de avanços da consciência coletiva, ameaçou privilégios dos super-ricos. Os candidatos que defendem os privilégios dos super-ricos se tornaram frágeis no debate do modelo racionalista político, ficaram sem argumentos.

A solução da casta do privilégio é manter o caos controlado na política até quando for possível. Marçal tornou-se necessário não pelos cliques, mas pela negação da política como forma de manutenção das desigualdades.

Carta Campinas

Recent Posts

Mzcejà Tåbëbo Orquestra faz show gratuito em Campinas no feriado

(foto carol valentim - divulgação) A Mzcejà Tåbëbo Orquestra chega ao Sesc Campinas com um…

11 hours ago

Projeto Vagão ocupa a Estação Cultura com exposição, performances, oficinas e visitas guiadas

(foto divulgação) O projeto Laboratório Móvel de Pesquisa – Vagão ocupa a Estação Cultura de…

16 hours ago

Palestra com a pesquisadora Iara Lis retoma o conceito de luz em Hercule Florence

A pesquisadora Iara Lis Franco Schiavinatto(foto Gisele Bertinato - divulgação) O Núcleo de Fotografia de…

20 hours ago

Maioria dos empresários que apoiou a Ditadura era descendente de escravocratas

Operários em greve na ditadura (imagem memorial da democracia) .Por Eliane Gonçalves e Sumaia Villela…

1 day ago

Exército insiste na venda de área de importância ambiental que já foi barrada pela Justiça

(imagem reprodução) O Exército Brasileiro voltou a colocar à venda uma área ambiental importante cuja…

2 days ago

População de São Paulo paga financeiramente pelo despreparo e violência da polícia

(foto paulo guereta - gov sp) Os crimes cometidos pela Polícia de São Paulo contra…

2 days ago