Categories: GeralMeio ambiente

Projeto do governo Dário que cria o PIDS vai à votação sob críticas ambientais

A Câmara de Campinas inicia nesta quarta-feira (30) a votação do projeto de lei de autoria do governo Dário Saadi (Republicanos) que cria o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) em uma área de Barão Geraldo. Polêmico, o PL 3/2024 foi discutido em audiência pública no último sábado (26) e vem sendo criticado por vereadores da oposição e moradores do distrito.

Para as vereadoras Mariana Conti (PSOL) e Guida Calixto (PT), o projeto favorece a especulação imobiliária e gera impactos sociais e ambientais. “Em plena emergência climática, o PIDS permite a impermeabilização de 11,9 milhões de metros quadrados, ignorando as tragédias já vividas, com duas mortes em nossa cidade”, afirmou Mariana Conti em suas redes sociais, lembrando as vítimas da última enchente em Campinas.

“O PIDS pretende passar o trator para a expansão urbana desordenada no distrito de Barão Geraldo, gerando mais adensamento populacional, impermeabilização do solo, ataque às áreas verdes, expansão de prédios, entre outros prejuízos urbanos e socioambientais. Tudo isso sem ouvir e consultar de maneira adequada o povo do território”, criticou Guida Calixto, também em suas redes.

A vereadora Mariana está convocando a população para participar da sessão de hoje: “Dário Motosserra e sua base querem aprovar o projeto a portas fechadas, no tapetão. Não podemos permitir! Convocamos todas e todos para se unirem à mobilização na primeira votação. Vamos barrar esse retrocesso socioambiental”. “A realidade é que o PIDS representa os anseios da especulação imobiliária, principal aliado do governo Dário”, disse Guida.

O polo previsto no projeto deverá ser um dos três definidos no Plano Diretor de Campinas.  O PL estabelece o perímetro, objetivos, diretrizes e parâmetros para parcelamento, uso e ocupação do solo. O líder do governo na Câmara Paulo Haddad (PSD) defendeu o projeto e afirmou que o PIDS incentiva a instalação de centros de pesquisa, laboratórios e indústrias de alta tecnologia na região.

A sessão começa às 18h no Plenário do Legislativo – Avenida da Saudade, 1.004, Ponte Preta – e será transmitida pela TV Câmara Campinas em sinal digital 11.3, pelo canal 4 da NET Campinas e canal 9 da Vivo Fibra. A reunião pode ser acompanhada on-line também pelo Facebook e pelos canais do YouTube, ou ser acessada pelo site.

Carta Campinas

Recent Posts

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

21 minutes ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

4 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

4 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

5 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago

‘Pudor em Chamas’ leva releitura contemporânea de Nelson Rodrigues ao Castro Mendes

(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…

1 day ago