(foto: divulgação)

Estão abertas as inscrições para o 1º Edital Sabores e Saberes: Comida de Terreiro para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Terreiro. O objetivo é fomentar a economia local e contribuir para a preservação do patrimônio gastronômico ancestral dessas comunidades, reconhecendo as práticas culturais e saberes transmitidos por gerações. As inscrições vão até 14 de outubro e devem ser realizadas on-line, no portal da Fundação Cultural Palmares.

O edital, fruto de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação, vai selecionar 55 iniciativas de todo o Brasil que tenham como foco o resgate das tradições culinárias de matriz africana. Os participantes devem registrar em vídeo suas práticas e receitas, destacando a importância histórica e o significado cultural dos alimentos preparados.

Além disso, o prêmio busca identificar as potencialidades de empreendimentos culturais e gastronômicos, promovendo a valorização da cultura e incentivando a geração de emprego e renda, por meio da comida de terreiro e das demais comunidades tradicionais de matriz africana.

A premiação será dividida entre as cinco regiões do Brasil, para contemplar iniciativas de diferentes locais, e cada uma delas terá 11 projetos premiados. Os selecionados receberão R$ 13 mil, além de um kit de cozinha com equipamentos para aprimorar o processamento de alimentos, fortalecendo a infraestrutura local e promovendo a sustentabilidade econômica das comunidades. Entre eles, estão freezer, fogão semi-industrial, forno de micro-ondas, bancada de inox, exaustor e aparelhos como liquidificador, processador e panela de pressão industriais, e batedeira.

Podem participar organizações privadas sem fins lucrativos ou com finalidade não econômica (organizações da sociedade civil), com existência comprovada há pelo menos um ano.

(com informações de divulgação)