A Polícia Federal deflagrou, em ação conjunta com o Ibama, nesta segunda-feira (30/9), a Operação Heitor, no município de Santa Maria das Barreiras (PA). O objetivo é combater garimpos ilegais, crimes ambientais e possível redução de trabalhadores a condição análoga à escravidão. Os garimpos são uma herança da permissividade do governo Bolsonaro (PL) com ações ilegais contra o meio ambiente e a população indígena. Esse garimpos são subsequentes e possuem mais de 15 km de extensão em sua totalidade.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo três nas regiões de garimpo e sete em residências e estruturas de apoio no entorno do garimpo.
Durante a operação, foram inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas, além de motores estacionários. A inutilização é prevista em lei, para os casos em que é inviável retirar do local o equipamento apreendido.
Na diligência, foram fechados três garimpos e identificados possíveis responsáveis pelas atividades ilícitas. Não foi detectada redução de trabalhadores a condição análoga à escravidão.
Com a coleta da materialidade, apuração das circunstâncias e identificação das pessoas que atuam na região, a investigação prossegue visando a apuração de outros envolvidos. (Com informações de divulgação)