Categories: Economia Política

Governo Lula precisa alterar a metodologia do Boletim Focus para barrar corrupção do mercado

(foto divulgação)

É urgente uma alteração da metodologia de pesquisa do Boletim Focus do Banco Central, diante das denúncias de que o chamado ‘Mercado’ (super-ricos do sistema financeiro) manipula os dados para ganhar mais dinheiro e empobrecer a população brasileira com o pagamento de juros altos. Para resolver essa questão, basta ter mecanismos mais eficientes de controle da apuração dos dados e diminuir o peso do mercado financeiro, incluindo outros setores da área econômica não especulativa e financeira.

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reagiu à nova denúncia envolvendo o relatório Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC). Gestores de fundos e economistas participantes do boletim do BC, de acordo com Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos, combinam os resultados previamente entre eles para influenciar as decisões da autarquia. Gleisi cobrou que o caso seja apurado pela Justiça.

“Gravíssima a nova denúncia de que o relatório Focus, do BC, é manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, que apontou a fraude. É o mercado que manda no BC ‘autônomo’. É crime e tem que ser investigado”, afirmou a presidenta do PT, por meio da rede social Bluesky.

Gravíssima a nova denúncia de que o relatório Focus, do BC, é manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, que apontou a fraude. É o mercado que manda no BC “autônomo”. É crime e tem de ser investigado.

Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) 2024-10-11T17:13:35.068Z

Cerize fez as revelações durante o painel Cenário Brasil – Oportunidades e Riscos, no Convex Day 2024. Na ocasião, o gestor também comentou a perda de credibilidade do BC. “O mercado financeiro forma grupos que se organizam para ‘ajustar’ o relatório Focus e influenciar as decisões do Banco Central. É tudo combinado. Eles já sabem o que fazer. Essa é a grande farsa que ninguém expõe”, definiu.

“‘Você ajusta o relatório Focus, eu também ajusto…’ Está tudo articulado entre eles, e o Banco Central, por dolo ou inocência, acaba sendo conduzido”, acrescentou.

O fundador da Skopos Investimentos comparou ainda a atuação do BC com a do Federal Reserve (FED), o banco central estadunidense, que costuma pautar as decisões sobre as taxas de juros aqui no Brasil, conforme os relatórios do Comitê de Política Monetária (Copom). “Você nunca verá o Federal Reserve anunciar que vai cortar os juros na próxima reunião e não cumprir. O FED jamais faria isso. E o nosso Banco Central fez isso três vezes e ainda fala de credibilidade? Ele não tem credibilidade nem para um planejamento de 30 dias”, disparou.

Após recente denúncia feita pelo economista Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), o Ministério Público (MP) entrou com uma representação interna, junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), para a “adoção das medidas necessárias a identificar eventuais desvios de finalidade pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na definição da taxa Selic”. (Com informações de divulgação)

Carta Campinas

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

49 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

52 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

1 hour ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

1 hour ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago