Categories: Geral

Marçal é o exemplo agudo de como a mídia tenta subjugar a democracia mantendo o fascismo vivo

(imagens reprodução tv internet divulgação – art)

Não há explicação lógica para a participação do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), nos debates das emissoras de TV. A não ser que haja uma ação deliberada das emissoras de TV (digo seus empresários) de contribuir para destruir a democracia brasileira e tentar controlar o avanço de candidatos mais democratas e à esquerda.

A legislação não permite a participação de Marçal por falta de representação política do seu partido no Congresso. O espírito da legislação foi exatamente esse, de evitar que candidatos sem representação, sem propostas, difamadores, caluniadores e com ligações até com o crime fossem candidatos, como foi divulgado na propaganda eleitoral de Tábata Amaral e Guilherme Boulos.

No entanto, as emissoras de TV burlam a legislação para manter o fascismo vivo e combater candidatos democratas e de esquerda. Não chamam um candidato do PSTU ou do PCO para debater, alegando não ter representação, mas chamam do PRTB.

Mas Marçal é apenas um exemplo agudo de como o fascismo sobrevive com a contribuição da mídia cartorial brasileira, detentora de concessão pública. A estratégia dos empresários de comunicação para manter o fascismo vivo sempre foi manter comentaristas com discurso fascista. Lembrem-se que general Augusto Heleno, ex-ministro do Bolsonaro, foi “comentarista” da Band em horário nobre. E assim, as emissoras mantém um Caio Copolla, Joel Pinheiro, Demétrio Magnoli e tantos outros com análises simplificadas, ideologizadas e de baixa qualidade.

Eles naturalizam o discurso fascistas com um rebosteio cognitivo e discurso agressivo. É um efeito mosaico, visto que ao mesmo tempo a mídia tenta se legitimar com comentaristas mais preparados intelectualmente.

Carta Campinas

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

4 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

6 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

7 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

12 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago