(foto: ricardo stuckert/pr)
O prefeito de Campinas e candidato à reeleição Dario Saadi (Republicanos), partido ligado à Igreja Universal e à extrema direita bolsonarista, reagiu à decisão sobre a cassação do registro de sua candidatura pela Justiça Eleitoral por abuso de poder público e usou mensagens nas redes sociais atacando e responsabilizando o PT, partido de seu principal concorrente, Pedro Tourinho, pela decisão judicial.
Em sentença publicada no último dia 19, o juiz Paulo Cesar Batista dos Santos, da 275ª Zona Eleitoral de Campinas, decidiu pela cassação por entender que Saadi usou o cargo para gravar programas de sua campanha eleitoral usando e explorando bens e equipamentos públicos, em unidades da Prefeitura, o que é totalmente vetado. Os programas foram gravados em um consultório odontológico municipal, em uma creche da Prefeitura, no Hospital Ouro Verde e na UPA Padre Anchieta.
De acordo com o juiz, essa “ilicitude”, leva “a um desequilíbrio não natural da disputa entre os candidatos”. A decisão aceitou os argumentos do Ministério Público Eleitoral e da Coligação Mudança de Verdade (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede). O prefeito recorreu e aguarda a análise do recurso no TRE-SP.
Em nota emitida à época, a Coligação Mudança de Verdade afirmou que “ao tentar esconder seu abuso e enrolar o eleitor, Dário acusa o PT ao invés de se defender. Esse tem sido o comportamento típico do prefeito”. “Os abusos cometidos neste caso, por um grupo que não mede esforços para se perpetuar no poder, vão muito além de simples irregularidades. Trata-se de uma afronta ao processo democrático, com o uso indevido do poder e a manipulação da máquina pública, como já devidamente reconhecido pela Justiça”, acrescentou.
O candidato Pedro Tourinho respondeu aos ataques de Dario em suas redes sociais. “Ele foi cassado pela Justiça, tá inelegível por 8 anos e agora, desesperado, quer atacar o PT. Dário, a lei é igual pra todo mundo. Para de mentir!”, escreveu em seus Instagram. Em vídeo (assista abaixo), Tourinho disse que “Dario quer fazer gol de mão e reclama que o juiz apita” e que ele tenta convencer os eleitores com mentiras.
“A primeira coisa que um prefeito tem que fazer é respeitar a lei. Você foi condenado pela Justiça Eleitoral e agora fala que é tapetão. Pessoal, o Dario está tentando confundir vocês. A única verdade é que ele foi condenado pela Justiça e ainda com parecer do Ministério Publico Eleitoral”, afirmou no vídeo. E concluiu: “Campinas merece um prefeito que respeite a justiça, que respeite as regras, que respeite as leis”.