Ícone do site Wordpress Site

Sessões gratuitas de cinema vão do futurista ‘Blade Runner’ ao clássico nacional ‘Limite’

Cena de “Limite”, de Mário Peixoto (foto: reprodução)

De filmes produzidos nos anos 1980, inspirados na literatura até clássicos, pérolas escondidas e o cinema chinês contemporâneo, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas apresenta uma programação diversificada para os cinéfilos, com sessões gratuitas na Sala Glauber Rocha.

Até o dia 10 deste mês, serão exibidos 13 filmes. Entre os títulos, estão “Blade Runner – O Caçador de Androides”, de Ridley Scott; “Um Homem sem Importância”, com Oduvaldo Vianna Filho e Glauce Rocha; o russo “Eu Sou Cuba”, de Mikhail Kalatozov; “Lamarca”, protagonizado por Paulo Betti, e “Limite”, longa de 1931 dirigido por Mário Peixoto e um dos mais importantes da história do cinema nacional.

A Sala Glauber Rocha tem capacidade de 72 lugares e a programação conta com curadoria própria e de cerca de 20 cineclubes da cidade, com seleções temáticas, muitas produções independentes e voltadas a diversas faixas etárias. Confira:

2/8 –15h
História do Cinema anos 1980 – Ciclo: pessimismo e protesto ao redor do mundo
BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDROIDES (1982), de Ridley Scott – EUA
Classificação: 14 anos.
Ficção científica, com uma visão sombria de um futuro próximo. Na cidade de Los Angeles, um policial (Harrison Ford) persegue robôs humanoides.

2/8 – 19h30
Cinema & Literatura Especial 13 Anos
LONGE DELA (2008), de Sarah Polley – Canadá
Classificação: 16 anos
Drama baseado no conto “O Urso Atravessou a Montanha”, de Alice Munro, ganhadora do Nobel de Literatura em 2013, sobre a relação do casal Grant e Fiona, quando ela é internada com Alzheimer e se aproxima de outro paciente.

3/8 – 16h
Ciclo 2024
KRAMER X KRAMER (1979), e Robert Benton – EUA
Classificação: 14 anos
Vencedor do Oscar de melhor filme em 1980, conta a história de Ted Kramer (Dustin Hoffmann) e sua e-mulher, Joanna (Merryl Streep), que se divorciam e travam uma guerra judicial pela guarda do filho.

3/8 – 19h30
Cineclube Pérolas Escondidas
UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA (1971), de Alberto Salvá – Brasil
Classificação: 12 anos
Um dia na vida de um homem desempregado, que mora com os pais e já fez 30 anos, diante da frustração de não ter aproveitado o passado e ter medo do futuro.

4/8 – 16h
Matinê
ARISTOGATAS (1970), de Wolfgang Reitherman- EUA
Classificação: Livre
A animação acompanha as aventuras de quatro gatos de uma milionária francesa que, ajudados por um gato de rua, viajam do interior da França para Paris depois de serem sequestrados por um mordomo malvado interessado na herança que receberiam.

4/8 – 19h30
Diversidade Cultural, Outras Linguagens, Outros Olhares
ILUSÕES ÓTICAS (2009), de Cristián Jiménez – Chile
Classificação: 14 anos
Em uma cidadezinha chilena, várias histórias de amor e desilusão se cruzam em um shopping center e em uma empresa de seguros de saúde, que empregam a maioria dos moradores.

6/8 – 14h
Ciclo: Às voltas com o tempo
ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO (1987), de Abbas Kiarostami – Irã
Classificação: 10 anos.
Ahmad (Babek Ahmed Poor), um garoto de 8 anos pega por engano o caderno de seu amigo Mohammad (Ahmed Ahmed Poor) e tem de fazer uma viagem a um vilarejo distante para devolvê-lo e evitar que o colega seja expulso por não levar a lição de casa.

8/8 – 19h30
Cineclube Jornal A Verdade
EU SOU CUBA (1964), de Mikhail Kalatozov – União Soviética
Classificação: livre
Dedicado aos acontecimentos relacionados à Revolução Cubana, o filme é composto por quatro histórias e mostra como os protestos contra a ilegalidade e a violência foram amadurecendo nos corações dos cubanos.

9/8 – 15h
História do Cinema anos 1980 – Ciclo: Grandes aventuras na telona
INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981), de Steven Spielberg – EUA
Classificação: 12 anos
Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria “Os Dez Mandamentos” que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb.

9/8 – 19h30
Cineclube Outubro
LAMARCA (1994), de Sergio Rezende – Brasil
Classificação: 12 anos
Baseado no livro “Lamarca, o capitão da guerrilha”, de Emiliano José e Miranda Oldack, é um crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca (Paulo Betti) que se tornou um dos mais perseguidos líderes da luta armada no Brasil.

10/8 – 16h
Cine Verve – Ciclo: Cinema Chinês Contemporâneo – Uma nova cinematografia
CONFLITO MORTAL (1988), de Wong Kar-Wai – China
Classificação: 16 anos
O gângster Wah se apaixona por sua bela prima, mas também deve continuar a proteger Mosca, seu amigo e parceiro no crime.

10/8 – 19h30
Novos Clássicos
IRREVERSÍVEL (2002), de Gaspar Noé – França
Classificação: 18 anos
Alex, namorada de Marcus, é estuprada. Ele e seu antigo namorado, Pierre, tentam descobrir quem foi o autor da agressão, percorrendo as ruas de Paris para se vingar. Com Monica Bellucci, Vincent Cassel e Albert Dupontel.

11/8 – 16h
Cineclube Grandes Cenas
LIMITE (1931), de Mário Peixoto – Brasil
Classificação: 12 anos
Único longa-metragem dirigido pelo poeta e romancista Mário Peixoto, é precursor do cinema no Brasil e um dos mais importantes da história do cinema nacional. Em um barco à deriva em alto mar, três ocupantes já cansados de remar lembram suas vidas.

Serviço

Local: Sala Glauber Rocha – Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Sair da versão mobile