Perifeira[SUB] leva oficinas de serigrafia e lambe-lambe a estudantes do ensino público

(foto: divulgação)

Pela primeira vez, atividades da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes serão levadas a estudantes da rede pública de Campinas. Nesta sexta-feira (23), a Escola Estadual 31 de Março, no Jardim Santa Mônica, vai receber duas oficinas de artes gráficas

O objetivo da ação perifeira[SUB], realizada em parceria com a Fundação FEAC, é proporcionar a alunos de regiões periféricas da cidade oportunidades para conhecer e experimentar as diversas técnicas artísticas que são apresentadas na feira. Nessa primeira fase do projeto, 80 alunos irão produzir o cartaz da ação, um zine artesanal para levar para casa e os lambes (cartazes) que serão colados no muro externo da escola.

Na oficina “Experimentações gráficas com serigrafia, xilogravura e carimbo”, as artistas Lina Ibañes e Florencia Lastreto levarão à escola a La BiciPress – uma bicicleta adaptada para ser um ateliê móvel de serigrafia. Já na outra, “Criação de lambe-lambe para crianças”, o artista Eduardo Saretta vai acompanhar os alunos na confecção dos cartazes.

“Sempre foi nosso desejo estender a programação paralela para territórios periféricos. Para isso, é fundamental que essa ponte seja feita por intermédio de parcerias como esta, com a FEAC, que já atua nas comunidades. Esse compartilhamento mútuo traz possibilidades de novas experiências, conhecimentos e visões de mundo que enriquecem o projeto”, conta Marcela Pacola, uma das idealizadoras e produtora da [SUB].

A analista de projetos da FEAC Adriana Silva ressalta a importância da escola pública abrir suas portas para iniciativas inspiradoras. “É uma forma de ampliar seu potencial para aproximar ainda mais crianças e adolescentes do universo artístico e cultural. Parcerias como essas são fundamentais para reverenciar a escola como um local de interação e integração social e cultural, para o desenvolvimento do território”, diz.

A perifeira[SUB] integra a programação paralela da 6ª edição da Feira [SUB], que acontece anualmente em Campinas. Este ano, será no dia 14 de setembro na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, das 11h às 21h, com entrada gratuita. O evento é uma realização do Mix Estúdio Criativo e conta com patrocínio da FEAC, apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e parcerias.

(com informações de divulgação)

Recent Posts

Bancada da bala armou e renovou o arsenal do crime organizado, revela estudo

(foto wilson dias - ag brasil) A facilitação no acesso a armas, promovida pelo ex-presidente…

3 hours ago

Vanessa da Mata traz a turnê ‘Todas Elas’ a Campinas

(foto divulgação) A cantora e compositora Vanessa da Mata chega a Campinas nesta sexta-feira,12 de…

3 hours ago

Cantora Josyara apresenta show do seu novo álbum, ‘Avia’, no Sesc

(foto Juh Almeida - divulgação) Após as turnês dos trabalhos “Mansa Fúria” (2018), “ÀdeusdarÁ” (2022)…

4 hours ago

Projeto de lei prevê a inclusão da misoginia, que é o ódio às mulheres, na Lei do Racismo

(foto rovena rosa - ag brasil) Do BdF - A criminalização da misoginia foi uma…

4 hours ago

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

1 day ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago