(foto: divulgação)
Pela primeira vez, atividades da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes serão levadas a estudantes da rede pública de Campinas. Nesta sexta-feira (23), a Escola Estadual 31 de Março, no Jardim Santa Mônica, vai receber duas oficinas de artes gráficas
O objetivo da ação perifeira[SUB], realizada em parceria com a Fundação FEAC, é proporcionar a alunos de regiões periféricas da cidade oportunidades para conhecer e experimentar as diversas técnicas artísticas que são apresentadas na feira. Nessa primeira fase do projeto, 80 alunos irão produzir o cartaz da ação, um zine artesanal para levar para casa e os lambes (cartazes) que serão colados no muro externo da escola.
Na oficina “Experimentações gráficas com serigrafia, xilogravura e carimbo”, as artistas Lina Ibañes e Florencia Lastreto levarão à escola a La BiciPress – uma bicicleta adaptada para ser um ateliê móvel de serigrafia. Já na outra, “Criação de lambe-lambe para crianças”, o artista Eduardo Saretta vai acompanhar os alunos na confecção dos cartazes.
“Sempre foi nosso desejo estender a programação paralela para territórios periféricos. Para isso, é fundamental que essa ponte seja feita por intermédio de parcerias como esta, com a FEAC, que já atua nas comunidades. Esse compartilhamento mútuo traz possibilidades de novas experiências, conhecimentos e visões de mundo que enriquecem o projeto”, conta Marcela Pacola, uma das idealizadoras e produtora da [SUB].
A analista de projetos da FEAC Adriana Silva ressalta a importância da escola pública abrir suas portas para iniciativas inspiradoras. “É uma forma de ampliar seu potencial para aproximar ainda mais crianças e adolescentes do universo artístico e cultural. Parcerias como essas são fundamentais para reverenciar a escola como um local de interação e integração social e cultural, para o desenvolvimento do território”, diz.
A perifeira[SUB] integra a programação paralela da 6ª edição da Feira [SUB], que acontece anualmente em Campinas. Este ano, será no dia 14 de setembro na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, das 11h às 21h, com entrada gratuita. O evento é uma realização do Mix Estúdio Criativo e conta com patrocínio da FEAC, apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e parcerias.
(com informações de divulgação)