Ícone do site Wordpress Site

Pardal Móvel já recebeu mais de 16,6 mil denúncias de campanha eleitoral irregular

(foto: joédson alves/agência brasil)

Menos de duas semanas depois do início da campanha eleitoral, o aplicativo Pardal Móvel já registrou mais de 16,6 mil denúncias de propaganda irregular. Em todo o Brasil, foram 4.591 relatos envolvendo candidatos a prefeito, 8.546 a vereador e 117 a vice-prefeito. Desse total, 3.303 correspondem ao Estado de São Paulo, 193 na Região Metropolitana de Campinas. A RMC representa 1,16% dos casos do país e 5,8% entre os municípios paulistas.

Campinas lidera o número de denúncias entre as 20 cidades da região, com 39 casos, seguida por Jaguariúna, com 33, e Monte Mor, com 32. Morungaba, Holambra Engenheiro Coelho, Cosmópolis e Artur Nogueira não tinham registros até a manhã desta quinta-feira (29). As estatísticas de todas as cidades do Brasil podem ser acompanhadas on-line, pelo link.

O aplicativo Pardal Móvel foi criado em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e usado nas eleições de 2014 em alguns estados. A partir das eleições Municipais de 2016, ganhou abrangência nacional. O app está disponível para download nas lojas de dispositivos móveis – Google Play ou App Store.

A plataforma recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas e meios, informados pelo próprio aplicativo. O objetivo  é incentivar a população a fiscalizar as eleições e contribuir no combate à corrupção eleitoral. Todas as denúncias feitas pelo Pardal Móvel são encaminhadas à Justiça Eleitoral e investigadas. 

A ferramenta é exclusiva para denunciar irregularidades na divulgação das campanhas. Quando a denúncia envolve desinformação, o eleitor encontra dentro do próprio aplicativo um botão redirecionando para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e, se for um crime eleitoral, para o Ministério Público Eleitoral.

Em Campinas, cinco candidatos disputam a corrida eleitoral para a Prefeitura e 621 concorrem a uma das 33 vagas na Câmara Municipal. O perfil predominante é masculino, branco, na faixa dos 50 a 54 anos e com ensino superior completo. As informações completas sobre os candidatos da região de Campinas e de outras cidades brasileiras estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todas as regras para a propaganda eleitoral também podem ser conferidas no portal.

Sair da versão mobile