(foto: reprodução)

A cantora, compositora e percussionista Helô Ribeiro, integrante do grupo Barbatuques, mergulha nos poemas dos primeiros livros do escritor João Cabral de Melo Neto em show baseado em seu disco “A Paisagem Zero”, neste domingo (18), às 18h, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas. A entrada é gratuita. No mesmo dia, à tarde, a artista coordena uma oficina poético-musical.

O projeto “A Paisagem Zero” nasceu com um desafio: transformar poemas em canções contemporâneas. Com uma sonoridade que remete a referências como Mutantes e Secos e Molhados, as composições têm uma atmosfera predominantemente urbana e pop, uma fusão entre o Nordeste de João Cabral e o cenário paulistano do qual a artista faz parte.

Como resultado dessa mistura de influências, os poemas de João Cabral reverberam ao som de guitarras elétricas, teclados e efeitos eletrônicos em uma estética múltipla e fragmentada, rompendo a fronteira entre o culto e o popular.

As canções se baseiam em edições de “Pedra do Sono” (1942) e “O Engenheiro” (1945), e essa não é a primeira experiência de Helô na aproximação entre música e literatura. Além da carreira solo e de fazer parte do grupo Barbatuques desde sua criação, em 1995, a artista participou do projeto Sons e Furyas – com o qual desenvolveu um trabalho com o escritor André́ Sant’Anna e a compositora Vanessa Bumagny.

Helô sobe ao palco acompanhada pela banda formada por Stevan Sinkovitz (guitarra), Nandinho Thomaz (bateria), Lucas Gonçalves (baixo), Dustan Gallas (teclados e guitarra), além das cantoras do Barbatuques Mairah Rocha e Tais Balieiro nos coros. O espetáculo, com direção de Deise Alves, traz ainda a atriz e cantora Fernanda D’Umbra como uma poeta pernambucana, em uma dramaturgia que parte de trechos de entrevistas concedidas por João Cabral ao longo de sua vida. Os monólogos são costurados pelos dez poemas musicados de “A Paisagem Zero”.

Serviço

Data: 18/8 (domingo)
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casarão
Endereço: Rua Aracy de Almeida Câmara, s/nº, Terras do Barão, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Oficina poético-musical
Horário: 14h
Participação: por ordem de chegada, limitada a 30 pessoas