Grupo de Danças da Universidade Minzu (foto: divulgação)

Um série de eventos culturais realizados neste mês em Campinas celebram a retomada das relações diplomáticas Brasil-China, que completa 50 anos em 2024. A programação, promovida pelo Instituto CPFL, inclui exposição de arte, apresentações de dança e de ópera chinesas.

A mostra “Cinco mil anos de arte chinesa – coleção Cerqueira Leite”, aberta até o dia 12 de outubro na galeria do instituto, reúne mais de 300 peças, em um percurso histórico milenar desde o período neolítico (6500 a 1700 a.C.) até a época da República da China (1912 d.C.), passando por cinco dinastias (Han, Tang, Song, Ming e Qing).

A exposição é composta por obras do acervo do professor emérito da Unicamp e presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Uma das mais completas coleções de peças chinesas na América do Sul, reúne esculturas, máscaras e outros objetos em bronze, cerâmica, porcelana, marfim e madeira, além de pinturas de paisagens, retratos e cenas cotidianas.

Na segunda-feira (19), às 19h, o Grupo de Danças da Universidade Minzu apresenta “Cores da China: um caleidoscópio étnico” no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Fundada em 1953, a companhia promove a diversidade cultural das minorias étnicas chinesas, já se apresentou na ONU em Viena, Camboja, Itália e Rússia, e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.

Com um cenário que transporta o público para a arte milenar de Dunhuang, a lendária Rota da Seda, o espetáculo leva ao placo, além da dança, o canto e a música, unindo instrumentos tradicionais chineses e ocidentais. O público também terá ainda a oportunidade de interagir com os artistas em uma exposição no foyer do teatro.

Encerrando a programação de agosto, a Companhia de Ópera Wu de Zhejiang apresenta “Um passeio na tradição: vislumbres da China”, na quarta-feira (21), às 19h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Caracterizada por música melodiosa e performances que retratam a vida real, essa expressão teatral carrega uma história de mais de 500 anos e é patrimônio cultural intangível nacional desde 2008. Desde sua fundação, em 1956, o grupo já se apresentou em 51 países.

As celebrações continuam em setembro, com lançamento de livros infantis, oficinas gratuitas de corte de papel e nó chinês, concerto e um festival cultural, além de programação especial temática no Café Filosófico, playlist no Spotify e canal no YouTube.

(com informações de divulgação)

Serviço

Exposição: cinco mil anos de arte chinesa coleção Cerqueira Leite
Data: até 12/10
Horário: 9h às 18h (segunda a sexta) e 10h às 16h (sábado)
Local: Galeria do Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, Campinas-SP
Mais informações: pelo link

Grupo de Danças da Universidade Minzu – “Cores da China: um caleidoscópio étnico”
Data: 19/8 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Endereço: Rua Albert Sabin, s/nº, Cidade Universitária, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla
Mais informações: pelo link

Companhia de Ópera Wu de Zhejiang – “Um passeio na tradição: vislumbres da China”
Data: 21/8 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas/SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla
Mais informações: pelo link