A empresa pública Embrapa desenvolveu pão sírio e macarrão isentos de glúten a partir de arroz, milheto, grão-de-bico e feijão. Os produtos incluem um biscoito integral aerado e crocante; farinhas integrais pré-cozidas para uso doméstico ou industrial, massa alimentícia integral e a própria formulação de pão pita (árabe ou sírio). Todos esses produtos estão prontos para serem colocados no mercado em parceria com empresas alimentícias.
O macarrão isento de glúten é um produto desenvolvido a partir de grãos de milheto pérola e de grão-de-bico, ambos integrais, o que resulta em um produto com maior teor de proteínas – 13% – e de fibras alimentares – 11% – em comparação à grande parte dos produtos disponíveis comercialmente.
O processo para desenvolvimento desses produtos é chamado de extrusão termoplástica, processo que permite cozimento rápido e versátil, formando diferentes formatos e texturas. Segundo o pesquisador da Embrapa Carlos Piler, a extrusão termoplástica possibilita também processar o grão inteiro sem a necessidade de separação da casca, como ocorre com as farinhas refinadas.
Comercialmente, a tecnologia de extrusão termoplástica é conhecida dos médios e grandes empreendedores do setor industrial de alimentos. De acordo com o pesquisador da Embrapa José Ascheri, trata-se de uma tecnologia menos acessível a pequenos produtores, pois requer considerável investimento, o que depende da escala de produção.
Os alimentos alcançaram índices de aceitação sensorial de 70%. “Isso demonstra uma boa aceitação, inferindo aos produtos considerável interesse de compra, se lançados comercialmente. Além do teor de proteínas, destaca-se a quantidade de fibras alimentares que, no caso do snack, alcançou 9%, e do pão pita, 10%”, diz Piler. (Com informações de divulgação)