Dança: gestos de cuidado recebidos e doados na pandemia inspiram espetáculo ‘Canto ao Fim’

(foto: divulgação)

Dois trabalhos artísticos surgidos durante a pandemia se mesclam em “Canto ao Fim”, espetáculo de dança com estreia nesta quinta-feira (15), às 20h, no Departamento de Artes Corporais da Unicamp, em Campinas. O trabalho é resultado da parceria entre Clarissa Sacchelli e Isabel Ramos Monteiro, que voltaram seus olhares para os gestos de cuidados recebidos e doados.

Em meio a uma instalação de som e luz, as artistas levam para a cena a oralidade, as canções de ninar e os movimentos. Isabel assume a partitura dos gestos e Clarissa comanda a paisagem sonora. Tanto a trilha sonora como o desenho de luz são compostos em tempo real, seguindo a dramaturgia da coreografia.

Na montagem, palco e plateia não se separam e o público é convidado a se sentar dentro da instalação onde a peça acontece. A dança formada de gestos se desenvolve tanto no centro como nos bastidores da cena.

Durante a criação de “Canto ao Fim” foram realizadas conversas com mães e cuidadoras, buscando levantar e investigar relações entre som, memória e cuidado. O processo de criação também envolveu uma série de oficinas ministrada pelas artistas, além da proposição de uma vivência estendida de dança e criação para gestantes e puérperas.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 15/8 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Unicamp – Departamento de Artes Corporais – Sala AC 04
Endereço: Rua Pitágoras, 500, Cidade Universitária, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress