(foto: divulgação)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promove o I Festival de Ópera CIDDIC/GGBS entre a próxima quinta-feira (1º/8) e 13 de setembro. Totalmente gratuito, o evento terá dez atividades entre apresentações, palestras, ensaios didáticos com a sinfônica e workshops. A iniciativa é uma parceria do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) e do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). O objetivo é aproximar o universo da ópera dos servidores da universidade e comunidade externa.

A abertura do festival será às 12h no Espaço Cultural Casa do Lago, com um recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), acompanhados ao piano por Angelo J. Fernandes, diretor-geral do evento.

As apresentações continuam no dia 5 de setembro, com performance musical e encenação da ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, no Teatro Municipal Castro Mendes, às 20h. Participam a Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Coral Unicamp Zíper na Boca, o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp.

No dia 13 de setembro, também às 20h, será apresentada a Ópera “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, Coro Contemporâneo de Campinas e Ópera Estúdio Unicamp.

As duas primeiras palestras, nos dias 16 e 23 de agosto, abordarão desde a concepção, recursos dramáticos e musicais até as diferentes interpretações na história da execução dessas obras. No dia 16, Paulo Kühl falará sobre “Gianni Schicchi”, e no dia 23, será a vez da ópera “Dido e Enéas”, discutida por Marcus Held.

A primeira ópera de Carlos Gomes

A palestra do dia 2 de setembro será ministrada por Lenia Waldige Mendes Nogueira e terá como tema principal “A Noite do Castelo”, primeira ópera do compositor Carlos Gomes. Haverá ainda um curto recital com árias do compositor. Todas as palestras serão realizadas no Auditório do GGBS, sempre às 12h30.

Do dia 2 a 30 de agosto, serão promovidos ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica. A OSU abre suas portas para mostrar como funcionam os instrumentos a partir de exemplos dos números instrumentais de aberturas e óperas.

Fechando a programação do festival, Angelo J. Fernandes coordena o workshop “Classificação Vocal na Ópera”, sobre como as vozes são classificadas de acordo com o papel e as características vocais dos intérpretes.

As atividades incluem ainda uma oficina didática destinada ao público infantil. As crianças irão conhecer as características físicas e sonoras de instrumentos musicais com a coordenação do violinista e luthier Acauan Normaton.

Todas as palestras, ensaios didáticos e o workshop oferecem certificado de participação para os escritos (veja os links para se increver baixo).

(com informações de divulgação)

Serviço

I Festival de Ópera CIDDIC/GGBS – Unicamp
Data: 1º/8 a 13/9
Ingressos: gratuito

Programação

Atividades

1°/8 – 12h – Abertura oficial e recital – Casa do Lago
2/8 – 14h e 15h – Ensaio Didático sobre os Instrumentos da Orquestra – Sala Almeida Prado
Inscrição pelo link
9/8 – 9h e 15h – Oficina com Crianças – Auditório do GGBS
Inscrição pelo link
16/8 – 12h30 – Palestra sobre a Ópera “Gianni Schicchi” – Auditório do GGBS
Inscrição pelo link
23/8 – 12h30 – Palestra sobre a Ópera “Dido e Enéas” – Auditório do GGBS
Inscrição pelo link
30/8 – 14h e 15h – Ensaio Didático sobre a Ópera para Servidores e Aposentados – Sala Almeida Prado
Inscrição pelo link
2/9 – 12h30 – Palestra sobre Carlos Gomes e Mostra Musical – Auditório do GGBS
Inscrição pelo link
9/9 – 12h30 – Workshop sobre Classificação Vocal na Ópera
Inscrição pelo link

Apresentações

5/9 – 20h – Ópera “Gianni Schicchi” – Teatro Municipal Castro Mendes
13/9 – 20h – Ópera “Dido e Enéas” – Auditório da FCM