Ícone do site Wordpress Site

Filme ‘Amor Líquido’ explora a efemeridade dos relacionamentos no mundo contemporâneo

(foto: samuel lorenzetti/divulgação)

O filme “Amor Líquido”, inspirado no livro homônimo do filósofo polonês Zygmunt Bauman, será exibido no Museu da Cidade – Casa de Vidro, em Campinas, neste sábado (13), às 19h, com entrada gratuita. O longa foi produzido pela Oculto Filmes e Vítor Steinberg assina a direção.

“Amor Líquido” levou sete anos para ser finalizado e explora as complexidades das relações amorosas na sociedade contemporânea, um tema central na obra de Bauman, que reflete sobre a efemeridade dos vínculos humanos em um mundo cada vez mais volátil.

A trama se passa em 2019, em São Paulo, e faz um mergulho nas angústias e na busca por identidade em um cenário urbano que simboliza tanto o caos quanto a oportunidade de crescimento pessoal. A personagem central é Paula, uma workaholic prestes a se casar e que decide embarcar em uma jornada transformadora durante sua despedida de solteira.

A convite de um ex-playboy dos anos 1980, agora recluso e famoso por oferecer chá de Ayahuasca a celebridades em sua fazenda, Paula e seus amigos se lançam em uma busca por autoconhecimento. Ao retornar à cidade, ela confronta sua decisão de casamento, questionando sua própria identidade em um mundo onde os laços humanos são frágeis e efêmeros.

Steinberg, escritor e diretor do filme, obteve autorização de Bauman para adaptar sua obra. O filósofo e sociólogo, criador do conceito de “modernidade líquida”, morreu em janeiro de 2017.

Após a exibição, o diretor participará de um debate sobre o longa-metragem, que conta ainda com uma entrevista com o astrônomo Júlio Lobo, falecido em maio deste ano, trazendo uma interpretação poética sobre o universo.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 13/7 (sábado)
Horário: 19h
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Avenida Heitor Penteado, 2.145, Lago do Café, Taquaral, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Sair da versão mobile