José Hamilton Ribeiro ferido no Vietnã (foto: keisaburo shimamoto /abril comunicações s.a.)

Em São Paulo – A exposição “O Gosto da Guerra”, com abertura nesta quarta-feira (10) no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, reúne uma seleção de fotografias sobre a história do repórter José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã. No mesmo dia, em parceria com a Companhia das Letras, será lançada a nova edição do livro homônimo, seguido de um bate-papo com o autor e com a jornalista Patricia Campos Mello.

A mostra exibe imagens registradas pelo premiado jornalista e pelo fotógrafo que o acompanhou na cobertura, o japonês Keisaburo Shimamoto, que acabou morrendo após o helicóptero em que estava ter sido atingido. Também destaca o trabalho de cinco outros correspondentes de guerra: André Liohn, Hélio de Campos Mello, Juca Martins, Leão Serva e Yan Boechat. Com curadoria de Teté Ribeiro, as fotografias oferecem uma visão direta e impactante dos conflitos armados, retratando a realidade e os custos humanos da guerra.

José Hamilton Ribeiro foi um dos raros jornalistas do país a entrar no Vietnã durante os conflitos que, por quase duas décadas fizeram tremer o Sudeste Asiático — e abalaram o mundo, que não seria o mesmo depois da humilhante derrota para os vietnamitas da maior potência militar global, as forças armadas dos Estados Unidos.

Narrada em tom coloquial, na qual não faltam ironias, a reportagem sobre o Vietnã de José Hamilton Ribeiro – ele mesmo uma baixa do conflito, após pisar em uma mina na Estrada sem Alegria – capta toda a dimensão trágica dessa guerra desigual e insere o autor na tradição do jornalismo literário ao lado de grandes nomes da imprensa internacional.

Nesta edição revista e ampliada de “O Gosto da Guerra”, o texto original vem acompanhado por outra reportagem de José Hamilton, também escrita em 1968, em que ele narra seus primeiros dias no Vietnã, além de colaborações do autor para a revista Realidade, marco no jornalismo brasileiro e da qual foi um dos fundadores. A obra conta com posfácio de Patrícia Campos Mello, repórter especial e colunista, vencedora do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa e do Prêmio Rei da Espanha.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: abertura 10/7 (quarta-feira)
Horário: 19h
Período da exposição: 10/7 a 26/7
Local: Auditório do MIS (lançamento) + Foyer Auditório MIS (exposição)
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo-SP
Ingresso: gratuito, com retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS