(foto: aline capobianco/divulgação)
Inspirado pelas raízes culturais e pelas lutas históricas da América Latina, especialmente do Brasil, o drama musical “Lugar Sentido” retorna a Campinas para uma apresentação neste sábado (27), às 20h, no Teatro Barracão, em Barão Geraldo. A entrada é gratuita e haverá intérprete de Libras.
Em três atos, o espetáculo aborda a relação entre o homem e terra em um espetáculo cênico-coreográfico que parte de um repertório sobre o tema com versões inéditas para obras de compositores como Milton Nascimento, João do Valle, Simone Guimarães, João Bosco e artistas de outros países da América Latina, fazendo uma intersecção entre teatro, dança, música e poesia. A concepção é do músico, cantor e dançarino Alê Freire, com direção cênica da bailarina e coreógrafa Ana Clara Amaral e textos do poeta Rafa Carvalho.
A inspiração para “Lugar Sentido” vem da sabedoria dos povos originários e da tradição guarani que associa o escuro à Terra, criadora de tudo, afirma Alê Freire. Com sua viola caipira, ele divide o palco com Eddy Andrade (violão, baixo e pífano) e Edu Guimarães (sanfona). O artista destaca ainda a luta da etnia indígena Kariri-Xocó pela demarcação de terras em Alagoas e a resistência dos moradores da Comunidade Nelson Mandela, de Campinas.
“É do escuro da Terra que tudo nasce. Nós nascemos do escuro. A voz é domínio do sopro que nasce do escuro. Escutar essa voz irá nos possibilitar ouvir o que a Mãe Terra tem tanto tentado nos dizer. Só assim vamos poder vislumbrar alguma saída para a grave situação que construímos, cujos sintomas são as mudanças climáticas”, afirma o artista.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 27/7 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Barracão
Endereço: Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes