Viola e cravo se encontram no concerto EnLace, com Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti

(foto gal oppido/divulgação)

As sonoridades e os timbres de dois instrumentos ligados a tradições musicais distintas se encontram no concerto EnLace, apresentado pelo Duo Viola & Cravo neste sábado (22), às 20h, no espaço Rabeca Cultural, em Sousas, Campinas. Formado pelos músicos Patrícia Gatti (cravo) e Ricardo Matsuda (viola caipira, viola de cabaça e violão), o dueto reúne nesse concerto uma seleção de obras de seus dois álbuns e novos arranjos para composições autorais.

O álbum de estreia do Duo, “Contos Instrumentais”, de 2009, apresentou essa combinação de instrumentos vindos de ambientes socioculturais e históricos contrastantes: a viola caipira das modas e folias, e o cravo barroco. Em quatro suítes temáticas (Infância, Interior, Mundano e Metrópole), as composições de Ricardo Matsuda foram inspiradas e dedicadas a personagens icônicos da cultura popular brasileira e universal.

Em 2010, o trabalho foi eleito pelo Festival Nacional Voa Viola (Teatro Nacional, Brasília-DF) entre as mais representativas contribuições contemporâneas envolvendo a viola brasileira e, em 2018, integrou a coletânea “Viola Paulista Vol. I”, CD produzido pelo Selo Sesc, com curadoria de Ivan Vilela.

“O Cravo e a Rosa”, segundo álbum do duo, foi lançado em 2016. No repertório, arranjos originais escritos por Tiago Costa, Ivan Vilela, Albano Sales e Ricardo Matsuda para obras de compositores brasileiros consagrados, além de um prelúdio de J. S. Bach (da Partita nº 3) para viola solo, uma peça de anônimo do século XIV (Stella Splendens in Monte) e uma canção da tradição oral brasileira (O cravo e a Rosa).

Patrícia e Ricardo iniciaram a parceria musical ainda como integrantes do Anima, grupo com o qual desenvolveram amplo trabalho de pesquisa de repertório da música antiga europeia e da música tradicional brasileira, em atividades de cooperação artística. Produziram juntos dois álbuns de carreira do grupo, além de participação no CD “Campinas de Todos os Sons”, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e em coletâneas nacionais e internacionais. O grupo recebeu vários prêmios (APCA, Carlos Gomes da Secretaria de Estado da Cultura de SP e Movimento), e apresentou-se em todas as regiões do Brasil, países da América Latina, Estados Unidos e Canadá.

Serviço

Data: 22/6 (sábado)
Horário: 20h
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP
Ingressos: R$ 40,00 (crianças de até 12 anos pagam meia entrada), com vendas antecipadas até 17h de 22/6 pelo WhatsApp (19) 99720-6186

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

20 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

21 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

21 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

22 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

23 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

24 hours ago