A soprano Gabriella Pace (foto: divulgação)

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta neste fim de semana, a Nona Sinfonia de Beethoven no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com regência do maestro Carlos Prazeres. As apresentações serão às 20h no sábado (8) e às 11h no domingo (9). Os ingressos estão à venda no site do teatro.

O concerto abre com a canção de Caetano Veloso “Oração ao Tempo”, e terá a participação dos solistas Gabriella Pace (soprano), Ana Lúcia Benedetti (mezzo), Vitorio Scarpi (tenor) e Rodolfo Giugliani (baixo), além de três coros: Madrigal Vivace, Collegium Vocale e Contemporâneo, regidos por Vasti Antique, Akira Kawamoto e Angelo Fernandes, respectivamente.

Também conhecida informalmente como “Ode à Alegria”, a Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental e uma das grandes obras-primas do compositor alemão. Foi composta entre 1822 e 1824, ano de sua estreia em Viena. A orquestra foi regida pelo músico, que já estava completamente surdo.

A Nona Sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude (“À Alegria”), de Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos numa sinfonia, criando, assim, uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.

A obra se tornou tão popular que fez parte de trilhas sonoras de filmes de diversos gêneros, do polêmico “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick, de 1972, a “Duro de Matar”, com Bruce Willis, dirigido por John McTiernan em 1988.

Serviço

Concerto “Nona Sinfonia de Beethoven”

Dias: 8/6 (sábado) e 9/6 (domingo)
Horário: 20h (dia 8) e 11h (dia 9)
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), à venda pelo site ou nas bilheterias do teatro