(foto: reprodução)

O espaço Maloca Arte e Cultura promove mais um “Café Com Carolina Maria de Jesus” neste sábado (8), a partir das 14h, na Vila União, em Campinas. As atividades incluem grafitagem, shows, rodas de conversa e outras manifestações artísticas e culturais. Toda a programação é gratuita.

Com mais de 60 encontros já realizados, o projeto apoia o trabalho de artistas e lideranças comunitárias, e promove debates abordando temas como a luta contra a homofobia, igualdade de gênero e questões raciais, entre outros. A iniciativa faz uma referência a Carolina Maria de Jesus, escritora e poeta brasileira conhecida por seu diário “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, obra que faz uma denúncia social ao retratar a realidade das favelas de São Paulo nos anos 1950.

Entre os artistas convidados, estão as rappers e poetas Joana Black e Tai Castro, conhecida pelas batalhas de slam; os rappers Lucca (MC JL) e Gomesz & Viniseven, com seus tracks voltados ao hip hop e rhythm and blues, e as cantoras de trap e pop Juliana Jeronimo (a Juje) e de R&B Sophi, além do cantor e compositor Prince 21!, com covers de música acústica, batidas de trap e reggae.

Haverá ainda uma oficina de grafitagem com Wad Monteiro, que também fará uma apresentação musical; uma intervenção artística realizada pelo artista Márcio Roberto Machado inspirada em Carolina de Jesus, e o espetáculo “Nhandepame: Somos Um”, apresentado pela palestrantes, artesã, chefe de cozinha ancestral e diretora do ponto de cultura EtnoCidade Lu Ahumy Mirim Mbya, do povo Guarani M’bya.

Quem passar pela Maloca, poderá conferir também a exposição de trabalhos do 2 Dogs, projeto de estamparia e personalização de Rafael Andrade e Natashy Pozo. Juntos, eles produzem peças como azulejos, agendas, chaveiros, canecas e porta-copos decorados com imagens e artes com inspiração na literatura, na música e na identidade afro-latina-brasileira e nas religiões de matriz africana.

Lideranças femininas na roda

O tema da roda de conversa dessa edição do “Café com Carolina” será “A Força da Mulher na Liderança de Coletivos”, com a participação de Thamires Batista, a Thamy (liderança e coordenadora da Ocupação Nelson Mandela), Lucimara de Jesus (coordenadora do Coletivo Popular Dona Maria, integrante do Coletivo Bassoli dos Nossos Sonhos e coordenadora da Maloca Arte e Cultura), Marta Fontenele (jornalista, participante do Movimento de Mulheres Olga Benário e da coordenação da Ocupação Maria Lucia Petit Vive, e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas) e Carmen Sousa (liderança e uma das primeiras moradoras da Comunidade Menino Chorão, atuante no projeto comunitário “Cozinha das Pretas”).

Construído de forma voluntária e coletiva, o projeto conta com o apoio do edital Lei Paulo Gustavo e de diversas entidades que apoiam a cultura e a educação como ferramentas de transformação social. O vice-presidente da organização Maloca Arte e Cultura, Mah Stevan, ressalta a importância da multiplicidade e a participação da comunidade. “São projetos como esse que nos levam a um caminho de conhecimento, empatia e respeito”, afirma.

(com informações de divulgação)

Serviço

“Café Com Carolina Maria de Jesus”

Data: 8/6 (sábado)
Horário: a partir das 14h
Local: Maloca Arte e Cultura
Endereço: Rua Maria Pink Luiz, 100, Vila União, Campinas-SP
Mais informações: instagram.com/malocaresiste