Detalhe da obra Sereia (foto: adriano rosa/divulgação)
Em São Paulo – Os trabalhos e a história do artista naïf Antônio Roseno de Lima ganham destaque com a exposição “A.R.L. Vida e Obra”, em cartaz de 26 de junho a 19 de agosto no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Descoberto no final da década de 1980, Roseno vivia na favela Três Marias, em Campinas, onde morou de 1962 até sua morte, em junho de 1998.
Semianalfabeto, o fotógrafo e pintor expressava seus sonhos e observações do cotidiano em suas pinturas, muitas vezes usando materiais improvisados encontrados no lixo: pedaços de latas, papelão, madeira e restos de esmalte sintético.
Seu barraco era sua tela, onde cores vibrantes e figuras contornadas em preto ganhavam vida, revelando uma poesia visual única. Nas obras, as diversas aspirações do artista são representadas, mas uma delas se repete: “Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro!”.
As muitas camadas do artista
Com curadoria de Geraldo Porto, professor doutor do Instituto de Artes da Unicamp, a mostra busca desvendar as diferentes camadas da obra de Roseno. Dividida em seis seções, apresenta um panorama das muitas facetas do artista.
Na primeira delas, “O Bêbado”, se destacam as cores chapadas e o uso de palavras. Iniciada em 1975, essa série traz rostos de olhos embaralhados e alucinados pela bebida, trabalho que o projetou como artista no mercado internacional, tornando-se sua marca registrada.
“Recortes da Cidade” mergulha nas aspirações e fantasias do artista, onde o vemos estampado em notas de dinheiro (fora de circulação); a casa bonita, colorida e com luz elétrica; o prédio moderno e a fábrica onde almejava trabalhar.
Na seção “Presidentes” figuram fatos históricos e notáveis como Afonso Pena, Nilo Peçanha, Getúlio Vargas, Mário de Andrade e Santos Dumont, aquele que provavelmente despertou o desejo de ser um passarinho.
“O Fotógrafo” remete à sua grande paixão, o ofício que aprendeu a exercer aos 35 anos, em São Paulo capital, e tentou manter vivo no interior, na cidade de Indaiatuba, mesmo depois de fechar seu estúdio por falta de recursos.
“Frutos, Flores e Animais” traz composições ingênuas de galos, sapos, cavalos, gatos, capivaras, onças quadros com traços quase “picassianos” de vacas.
“Mulheres e Santas” completa o passeio pela alma criativa de Roseno, que gostava de retratar mulheres bonitas, sereias e a a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
(com informações de divulgação)
Serviço
“A.R.L. Vida e Obra” de Antônio Roseno de Lima
Data: 26/6 a 19/8
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Prédio Anexo
Horário: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.
Endereço: Rua da Quitanda, 80, Centro Histórico, São Paulo-SP
Ingressos: gratuitos, disponíveis no site bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB São Paulo a partir de 21/6
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: estabelecimento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14,00 pelo período de seis horas, com traslado gratuito ida e volta das 12h às 21h
Transporte público: o CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô