Categories: GeralIdeias e Prosas

Tempo de voluntariar

(foto rafa neddermeyer – ag brasil)

.Por Roberto Ravagnani.

Vivemos tempos estranhos, onde a “onda” do dia é “massacrar” alguém nas redes sociais, não importa muito o “por que” o que importa de verdade é o “como”.
Em tempos em que a futilidade toma conta da maioria das conversas e o medo nos ronda, trago a discussão uma possibilidade mais saudável para todos.
Não, não. Vou começar outra vez.
Vivemos tempos maravilhosos, onde a “onda” é ser colaborativo, ser ponte, ser solidário e as pessoas utilizam as redes sociais para ajudar um ao outro e fazer uma sociedade mais justa e melhor para todos igualmente.
Só para deixar claro, tenho sonhos e trabalho por eles, mesmo que a realidade insista em mostrar outra direção.
O voluntariado é só um dos pontos que temos de “luz” neste ambiente que precisamos transformar.
O voluntariado certamente é uma ferramenta para esta transformação, pois ele não só colabora com a formação das pessoas, como transforma o ambiente em que for inserido e pode mudar toda uma realidade profissional de quem o pratica.
O voluntariado está em nós e há muito tempo, visto que, Aristóteles, nascido em 384 A.C. já dizia: “A essência da vida é servir ao próximo e fazer o bem.”
Muita história já rolou e ainda falamos deste grande filósofo para a Grécia antiga e para o ocidente que nos deixou com grandes pensamentos para refletirmos hoje.
Isto é a essência do voluntariado, servir e fazer o bem. Aristóteles conseguiu resumir em uma frase, antes mesmo do voluntariado ser conhecido como é hoje, que imaginamos do voluntariado moderno. Voltar às origens, não retroceder, mas as origens da preocupação com o humano, com o natural. O voluntariado é isso, é a prática do cuidado natural.
Para termos a essência e a excelência precisamos ter união e propósito alinhados e com forças direcionadas para o bem comum e não para cisões.
O voluntariado é muito mais do que vemos hoje, mas exercer sua plena potência é necessário gestão, planejamento, o que ainda vemos pouco quando se fala de trabalho voluntário. Não é incomum ouvir, que já que é voluntário toca de qualquer jeito que dá certo.

Parceiro Carta

Recent Posts

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

4 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

16 hours ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

16 hours ago

Mulheres querem independência financeira e saúde mental, diz pesquisa sobre trabalho

(imagem ilustrativa - marcelo camargo - ag brasil) Ter autonomia financeira para decidir sobre a…

2 days ago

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

3 days ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

3 days ago