(foto: divulgação)
“O Circo”, terceiro longa-metragem de Charles Chaplin, é a atração de amanhã (21), às 19h, na Mostra 16mm, do Sesc Campinas. Produzido em 1928, o filme conta a história de um vagabundo que é confundido com uma batedor de carteiras e, ao fugir da polícia e do ladrão, vai parar em um circo decadente.
No picadeiro, acaba fazendo sucesso com o público e é contratado pelo dono (Al Ernest Garcia), um homem tirânico que se aproveita dele e maltrata a enteada, a acrobata e adestradora de cavalos interpretada pela atriz Merna Kennedy, por quem o vagabundo se apaixona.
A mostra do Sesc faz um resgate do formato 16mm, uma forma ícônica de produção da década de 1920. O tamanho refere-se à largura da película cinematográfica usada na gravação de filmes. Lançada em 1923 para o mercado do cinema amador e doméstico, se popularizou por apresentar vantagens em relação ao uso da película 35mm.
Por causa do tamanho menor, a película 16mm permite o uso de equipamentos mais leves e de menor custo, facilitando a produção. Por isso, logo caiu no gosto de cineastas e possibilitou a disseminação de grandes filmes, popularizando sessões cineclubistas e permitindo a produção independente e autoral.
A mostra termina no dia 28, com a exibição da seleção Fábulas e Contos Animados, reunindo sete produções: “O Patinho Feio” (1939), “Pedro e o Lobo” (1946), “A Tartaruga e a Lebre” (1935), “O Aprendiz de Feiticeiro” (1940), “Duas Silhuetas” (1946), “O Velho Moinho” (1937) e “A Menina dos Fósforos” (1937).
(com informações de divulgação)
Serviço
“O Circo”, de Charles Chaplin
Data: 21/5
Horário: 19h
Local: teatro do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: retirada na Loja Sesc no dia de exibição, a partir de duas horas antes do início