Macc reabre ao público com exposição inspirada na obra modernista ‘Macunaíma’

(foto firmino pitton – divulgação)

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) José Pancetti será reaberto neste sábado (18), às 11h, com a estreia da exposição “A Imagem e a Palavra – Macunaíma, de Mário de Andrade”. A mostra reúne obras de 33 artistas, sob organização de Altina Felício e curadoria de Ângela Barbour, e faz uma homenagem a Evandro Carlos Jardim, gravador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA -USP).

Os visitantes poderão conferir trabalhos de artes plásticas em aquarela óleo, desenhos, colagens e técnicas mistas, fotografia, cerâmica, instalações, produções digitais e de vídeo. Cada artista escreveu um pequeno texto sobre o que “o comoveu e o provocou na leitura de Macunaíma”. Os textos ficarão ao lado de suas obras.

Publicado em 1928, “Macunaíma” é um dos romances modernistas mais importantes da literatura brasileira, transitando por tradições orais e folclóricas do Brasil, em uma metáfora de um povo em formação.

A exposição é gratuita e poderá ser visitada até 18 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 15h.

Reforma

O MACC ficou fechado de dezembro de 2022 a maio de 2024 para reformas. As obras incluíram a instalação de um sistema de climatização com ar-condicionado na área de acervo das obras e intervenções em toda a rede elétrica e iluminação. 

Serviço

“A Imagem e a Palavra – Macunaíma, de Mário de Andrade

Data: de 18/5 a 18/7
Horário: terças a sextas feiras, das 9h às 17h, e sábados, das 11h às 15h.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc)
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas-SP

Recent Posts

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

19 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

3 days ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

3 days ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 days ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 days ago