Cinefestival internacional se distancia do antropoceno para abordar desafios ecopolíticos

Em São Paulo – Com 60 obras de 33 países, o IV Cinefestival Internacional de Ecoperformance tem início nesta quinta-feira (30) no Cine Satyros Bijou, em São Paulo. A programação vai até 2 de junho, com gêneros como eco[po]éticas, ecodramas, ecodocumentários e ecoanimações.

Idealizado pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi e pelo diretor alemão Wolfgang Pannek, o evento é realizado desde 2021 como uma resposta artística aos desafios ecopolíticos do século XXI. Na intersecção entre cinema, artes cênicas e ecologia, promove filmes de artistas interdisciplinares consagrados e emergentes que investigam as tensões entre meio ambiente, corpo e ancestralidade em paisagens naturais, urbanas e virtuais, incentivando produções em busca de uma cinematografia menos antropocêntrica e que aborda temas chaves da atualidade, como mudança climática, devastação ambiental, crise migratória e repressão social.

Os curtas selecionados serão exibidos em seis sessões diferentes ao longo dos quatro dias de festival, que conta com produções de países como Brasil, Congo, Itália, Irã, Estônia, Estados Unidos, Inglaterra e Mongólia. A programação completa pode ser conferida acessando a página do evento na internet. O festival também é realizado outras cidades ao redor do mundo – Brisbane (Austrália), Providence (EUA), Pinamar, Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Bucareste (Romênia) e Schwerte (Alemanha) – estará disponível on-line entre os dias 27 e 30 de junho no YouTube.

“Ainda prevalece a narrativa antropos, ou seja, a tendência ao domínio da cena por um protagonista humano, muitas vezes em detrimento da performatividade ambiental como um todo. Preferimos obras que primam por uma simbiocena, ou seja, uma cena em que a figura humana deixa de protagonizar em favor da interação entre todos os elementos e agentes performativos de um meio ambiente no mesmo plano de importância. Não é uma tarefa fácil, mas vivenciamos um crescimento no entendimento sobre o enfoque conceitual do festival”, explica Maura, da Taanteatro Companhia, que realiza o festival.

(com informações de divulgação)

Serviço

IV Cinefestival Internacional de Ecoperformance

Data: 30/5 a 2/6
Horário: 18h30 às 21h (30/5), 19h às 21h (31/5), 18h às 20h e das 20h às 22h (1º/6), 17h às 19h e das 19h às 21h (2/6)
Local: Cine Satyros Bijou
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 172, Consolação, São Paulo-SP
Ingressos: R$ 20,00 (R$ 10,00 meia)
Programação completa: https://www.ecoperformance.art.br/pt/programs-2024
Festival on-line (27/6 a 30/6): www.youtube.com/c/InternationalEcoperformanceFestival

Cultura Carta

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

7 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

8 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

9 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

15 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago