(foto: divulgação)
Campinas recebe nesta semana o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB). O evento chega à sua 8ª edição com uma homenagem a João Bosco e Kilza Setti. A programação, entre os próximos dias 22 e 25 de maio, terá apresentações musicais, mesas-redondas e exibição de filme. Todas as atividades são abertas e gratuitas, e acontecem no Instituto de Artes da Unicamp e no Teatro Municipal José de Castro Mendes. O projeto inclui ainda uma ação social no Hospital Infantil Boldrini, com uma oficina de musicoterapia.
Na Unicamp, serão realizados dois congressos, em que pesquisadores e músicos se debruçarão sobre os vários aspectos do trabalho dos artistas, apresentando estudos, debates e recitais. À noite, o Teatro Castro Mendes será palco dos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, de grupos de câmaras convidados e da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que fará o encerramento do festival no sábado com a participação especial de Kilza Setti e solo de João Bosco.
O festival foi criado em 2014 por iniciativa da pianista Thais Nicolau e atualmente é realizado a cada dois anos. Uma de suas características é a presença dos compositores homenageados durante as atividades, estreitando o contato entre o público e os artistas.
Os homenageados
Com um extenso catálogo com cerca de 150 obras, a pianista e compositora Kilza Setti se destaca pela contribuição para o campo da etnomusicologia. Realizou estudos em núcleos caiçaras, de culturas de derivação africana – como samba e candomblés de caboclos – e com etnias indígenas, dando visibilidade à produção musical desses povos, com reflexos também em seu repertório musical. Nascida em 1932, Kilza musicou ainda textos de poetas como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Hilda Hilst. Em 2003, apresentou o projeto pioneiro “Enzaubertes Amazonien” em Berlim, antecipando discussões sobre a região amazônica.
O mineiro João Bosco, um dos mais importantes violonistas e compositores da música popular brasileira, tem sua trajetória musical marcada pela parceria com Aldir Blanc, resultando em um cerca de uma centena de canções. O ápice dessa colaboração ocorreu nos anos 1970, quando Elis Regina gravou sucessos como “Bala com Bala” e “Dois pra lá, dois pra cá”. Versátil, o músico desafia as fronteiras musicais. Suas criações transitam desde a música brasileira pré-bossa nova, pela MPB, pelo pop até o rock raiz.
(com informações de divulgação)
Serviço
Festival de Música Contemporânea Brasileira
Data: 22/5 a 25/5
Locais: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, s/nº, Cidade Universitária), Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial) e Hospital Infantil Boldrini (Rua Dr. Gabriel Porto, 1.270, Cidade Universitária)
Ingressos: entrada gratuita, com ingressos disponíveis para retirada no local com uma hora de antecedência do início de cada evento
Mais informações: https://fmcb.com.br/
Programação
22/5
10h – Oficina de Musicoterapia, com Junior Cadima e Mariana Guedes
Local: Hospital Infantil Boldrini
23/5
10h às 18h – Congresso sobre João Bosco
Local: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp
20h – Concerto retrospectiva FMCB com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, maestrina Cinthia Alireti
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
24/5
10h às 18h – Congresso sobre Kilza Setti
Local: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp
20h – Concerto de Câmara, com obras de João Bosco e Kilza Setti, interpretadas por Grupu, Unicamp Cello Ensemble e convidados
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
25/5
20h – Concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, interpretando obras de João Bosco e Kilza Setti, com regência do maestro Rafael Piccolotto, participação especial de Kilza Setti e João Bosco como solista
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes