Do Carnaval de rua de Campinas para as plataformas de streaming, o Núcleo Cupinzeiro lança nesta sexta-feira (24) o álbum digital “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência”, que reúne oito músicas. Todas as composições são de Edu de Maria, um de seus fundadores. O lançamento oficial será marcado por um show na Estação Cultura, às 19h, na abertura da Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato. Um dos sambas gravados e que estará no repertório do show é o “Mística Ancestral” (2024), em homenagem aos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A feira estadual reúne a produção de alimentos agroecológicos, produtos beneficiados da reforma agrária, culinária da terra, debates políticos e apresentações artísticas. Depois da apresentação do Bloco Cupinzeiro, sobe ao palco do evento a banda Francisco El Hombre.
O Bloco do Cupinzeiro surgiu em 2003 e é parte do Núcleo Cupinzeiro, que há 23 anos produz pesquisa e criação de música popular brasileira. O bloco sai há 21 carnavais e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do Carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas.
A cada ano um tema diferente é escolhido para o desfile e um novo samba é composto. “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência” é o 6º álbum do Núcleo Cupinzeiro e foi produzido com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2023, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.
Serviço
Lançamento do álbum “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência”
Data: 24/5 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…